SMTA realiza Blitzen educativas sobre os riscos da mistura de álcool e volante no carnaval

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), em parceria com a Secretaria de Saúde, a Guarda Civil Municipal, Guarda Mirim e o Corpo de Bombeiros, realizou na manhã desta terça-feira, 18, uma blitz educativa com o tema “No carnaval, só não vale brincar com a vida”. A campanha, que teve início hoje, seguirá até o dia 28, sexta-feira de carnaval, percorrendo pontos estratégicos da cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool e reforçar a importância da prevenção e do tratamento precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
“Nosso objetivo é garantir que todos possam aproveitar os dias de carnaval com segurança e responsabilidade. A diversão não pode colocar vidas em risco”, disse o coronel Eder Fernandes que estava acompanhado dos vereadores Tatá Teixeira e Camila Rosa.

As atividades incluem simulação de acidente de trânsito, com um veículo acidentado, chamando a atenção para os perigos da imprudência ao volante, especialmente quando há consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, equipes de saúde realizarão testes rápidos para diagnóstico de ISTs e promoverão ações educativas, orientando a população sobre o uso de preservativos e o acesso a tratamentos adequados. Uma Unidade Móvel de Saúde estará disponível nos locais de blitz.
A ação será realizada em pontos de grande circulação da cidade, como a Avenida Independência, Avenida Rio Verde e Avenida Igualdade (confira o cronograma abaixo). Durante as abordagens, agentes da Guarda Civil Municipal, profissionais da Secretaria de Saúde e membros do Corpo de Bombeiros distribuirão materiais informativos e orientarão motoristas e pedestres sobre prevenção de acidentes e cuidados com a saúde.
A Secretaria de Saúde reforça ainda as atividades preventivas com um ônibus adaptado para testagens rápidas e ações educativas sobre ISTs, buscando ampliar a conscientização da população. “Estamos reforçando a importância da prevenção durante o carnaval, mas essa conscientização deve ocorrer durante todo o ano. Identificar e tratar as ISTs precocemente interrompe a cadeia de transmissão e garante mais qualidade de vida”, destacou Iron Pereira, superintendente de Vigilância em Saúde.
Os testes rápidos têm resultado disponível em até 30 minutos e podem ser realizados também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que disponibilizam preservativos gratuitamente.
A coordenadora do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Janaína de Almeida, complementa. “A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para proteger a saúde da população. Estamos orientando e oferecendo todo o suporte necessário.”

Como parceiro das atividades, o Corpo de Bombeiros está orientando sobre a segurança que o uso dos equipamentos dos veículos como cinto de segurança e capacete. “Prevenir acidentes é um dever de todos. Nosso papel é salvar vidas e evitar que tragédias aconteçam”, afirmou o comandante da corporação.
Programação das blitzes educativas:
• 18 de fevereiro (terça-feira), das 7h às 15h – Em frente ao Aparecida Shopping
• 20 de fevereiro (quinta-feira), das 7h às 15h – Região do Garavelo
• 25 de fevereiro (terça-feira), das 16h às 22h – Avenida São Paulo
• 27 de fevereiro (quinta-feira), das 7h às 15h – Aprovec, na Avenida São Paulo