Sismo de Magnitude 4,7 Abala Lisboa sem Causar Danos

Da Redação
[email protected]
Um sismo de magnitude 4,7 na escala Richter foi registrado nesta segunda-feira (17) na região de Lisboa, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O abalo sísmico ocorreu às 13h24 (10h24, horário de Brasília), com epicentro a um quilômetro de profundidade. Até o momento, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informou que não há relatos de danos pessoais ou materiais.
Na escala Richter, o tremor foi classificado como ligeiro (4,0-4,9), o que significa que foi possível senti-lo, mas sem causar prejuízos significativos. Em agosto do ano passado, Portugal foi novamente atingido por um sismo de maior magnitude, 5,3, que também afetou outros países como Espanha, Gibraltar e Marrocos, região conhecida pela sua vulnerabilidade sísmica devido à interação entre três placas tectônicas.
Embora os tremores sejam mais fracos, eles reacendem memórias do grande sismo de 1755, que devastou Lisboa e resultou na morte de milhares de pessoas. A tragédia, que também foi seguida por um tsunami, causou a destruição quase total da cidade, que precisou ser reconstruída e teve seu estilo arquitetônico reformulado. Estima-se que o sismo de 1755 tenha atingido magnitudes entre 8,7 e 9 na escala Richter.