Senador Canedo debate mobilidade e segurança viária em Seminário Maio Amarelo

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), realizou na manhã desta terça-feira (20) o Seminário Maio Amarelo, com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. O evento, que aconteceu no auditório do Paço Municipal, integrou as ações da campanha internacional Maio Amarelo e reuniu especialistas, gestores públicos e a população para debater desafios e soluções para a segurança viária.
Durante o seminário, diversas palestras abordaram temas relacionados à mobilidade urbana, acessibilidade e prevenção de acidentes. A Dra. Luciana de Araújo, responsável pelo Plano de Mobilidade de Senador Canedo, destacou o crescimento acelerado do município — que, segundo o IBGE, foi o que mais cresceu em Goiás nos últimos 10 anos — e questionou: “Estamos preparando nossas cidades para as pessoas que mais vão precisar delas nos próximos anos?”, em referência ao envelhecimento da população e às novas demandas de deslocamento que esse cenário impõe.
A secretária municipal de saúde, Verônica Savatin, reforçou a importância de ações educativas como o seminário, lembrando que 70% dos atendimentos de urgência do SUS estão ligados a acidentes de trânsito.
“Esses acidentes não só geram custos para o sistema de saúde, mas principalmente, ceifam vidas e impactam famílias inteiras. Prevenir é sempre o melhor caminho”, afirmou.

O superintendente municipal de Trânsito, André Alves, reforçou o compromisso da gestão com a educação e a segurança no trânsito. “Conscientizar é fundamental. E eventos como esse são parte essencial do nosso trabalho para construir uma cidade mais segura e humana para todos”, concluiu.
O Seminário Maio Amarelo foi gratuito e aberto à população, e marcou mais um passo importante de Senador Canedo na promoção de um trânsito mais seguro, com foco na vida e na responsabilidade coletiva.