Aparecida de GoiâniaNotícia

Sem chuvas, Aparecidenses recorrem as praças para amenizar a onda de calor

Construção de mais de 100 praças em Aparecida garante um conforto térmico para a população

A temperatura elevada, acima de 30 graus, faz a população de Aparecida de Goiânia procurar áreas abertas e espaços com água fresca para suportar o calor que assola a cidade desde o início da primavera. Um das marcas da atual gestão feita pelo prefeito Gustavo Mendanha é a construção de praças públicas.

CAMINHADA

Passear com os animais de estimação, fazer caminhada nas primeiras horas da manhã e curtir uma boa sombra são opção para quem está longe de praias ou cachoeiras.

         Além do paisagismo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano dá continuidade ao trabalho de reforma e construção de novas praças pela cidade.

 

Segundo Max Menezes mais de 100 praças foram feitas pela Prefeitura por meio da SDU até 2020 e o objetivo da gestão é dar continuidade a esse projeto, levando espaços de lazer a todos os bairros. “Estamos construindo novos espaços, mas, também estamos cuidando das praças que já existiam aqui na cidade. Muitas já foram reformadas, como a Praça da Mãos Postas que entregamos recentemente”, complementa ele.

Ao todo estão em andamento neste momento a construção de nove praças para lazer e prática esportiva.

      São elas: Praça do setor Aparecida Park prevista para ser inaugurada nos próximos dias; Santo André com 89,20% de obras concluídas; Estrela do Sul com 83,5%; Jardim Tiradentes com 60%; Alto Paraíso com 43,20% e Colina Azul com 20,5% de obras executadas. Outras duas, Marista Sul e Jardim dos Buritis, estão prontas e aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal para inauguração.

Nessa atual gestão, foram centenas de praças construídas que estão espalhadas por diversos bairros da cidade, trazendo qualidade de vida, saúde e uma opção de esporte para os amantes da caminhada e para os que desejam manter a forma física, já que, uma boa parte delas possuem academia em céu aberto e muitas árvores plantadas, que não embelezam, mas também produz saúde para todos. Em tempos de altas temperaturas e baixa umidade do ar, áreas arborizadas em grandes cidades como Aparecida de Goiânia são verdadeiros oásis verdes.

Mais do que embelezar praças, parques ou mesmo os quintais das casas, as árvores no meio urbano trazem inúmeros benefícios. Elas, por exemplo, absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio, melhoram a qualidade e umidade do ar, amenizam o calor com suas sombras e ao capturar o CO2 e liberar o vapor de água.

Os principais benefícios das praças para seus habitantes

Além de se constituírem como um ponto referencial e de desruptura na cidade elas carregam diversas funções que podem auxiliar nossa organização social e redefinir papéis de importância.

Separamos os principais pontos de importância que as praças possuem na cidade.

  1. Função social
    O benefício social se relaciona com as possibilidades que as praças oferecem à população. De um simples gramado sombreado, a locais com quadras e jardins projetados as praças oferecem oportunidades para quem deseja relaxar, praticar uma atividade, planejar um encontro ou se reunir para um protesto. Ela funciona como um local de interações e trocas de idéias, características básicas da vida urbana ao ar livre.
  2. Criação estética
    A criação estética advém do fato que uma praça pode adquirir diferentes tipologias. Uma praça jardim assume um sentido de contemplação do paisagismo em locais onde a circulação é priorizada, diferente de uma praça seca que assume a função de criar um local de encontro social com a presença de largos históricos. Ou seja, elas são capazes de criar essa diversificação da paisagem construída e participar do embelezamento da cidade.
  3. Ação educativa
    Por se constituírem de um espaço publico as praças podem funcionar como um local propício para atividades educativas. Tanto para ações governamentais em campanhas contra as drogas, a favor de um trânsito mais seguro, contra epidemias, etc, quanto para escolas que desejam realizar o desenvolvimento de atividades extraclasse e de programas de educação ambiental.
  4. Extrema importância ecológica
    As praças de hoje em dia são as principais responsáveis pela presença de vegetação na cidade.
    As árvores, por suas características naturais, proporcionam muitas vantagens ao homem que vive na cidade, sob vários aspectos entre eles: o de gerar bem-estar psicológico, embelezar o espaço, proporcionar sombra e proteção, manter o solo permeável diminuindo a chance de enchentes, auxiliar na manutenção do clima evitando ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar, aumentar a biodiversidade e funcionar como trampolins ecológicos.
  5. Bem-estar psicológico
    As praças ao fornecerem todos esses aspectos atuam em nossa formação como indivíduo. Além disso, já mencionamos como a vegetação é responsável por gerar a sensação de bem-estar nas pessoas. Quando estamos em contato com os elementos naturais dessas áreas, ao realizar atividades físicas em espaços abertos, nosso sistema nervoso fica mais relaxado, criando esse benefício de um local que funciona como antiestresse dentro dos estressantes centros urbanos. Esses benefícios listados acima fazem parte das características que definem a qualidade socioambiental dos lugares que frequentamos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo