Estado

Saneago recebe quatro troféus no Prêmio Nacional de Qualidade do Saneamento de 2024

A Saneago recebeu quatro troféus e dois reconhecimentos no Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento (PNQS) de 2024, o “Oscar do Saneamento”. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que anunciou as vencedoras nas categorias As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental ESG (AMEGSA ESG) e Selo da Qualidade do Fornecedor da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental (SQF), além dos cases selecionados para apresentação pública nas categorias Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental (IGS), Prêmio Eficiência Operacional no Saneamento (PEOS) e Prêmio Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental (PGA).

Neste ano, a Estatal Goiana apresentou nove candidatas, uma a menos que em 2023, quando a Companhia levou dez indicações. No entanto, as premiações cresceram em troféus, com quatro troféus. Houve também dois títulos de Reconhecimento, demonstrando o aprimoramento contínuo das práticas da companhia.

As premiações são divididas em níveis I e II. A Saneago obteve três premiações no Nível I, como reconhecimento para a Superintendência Regional e Operacional do Interior (Suint) e o Troféu Quíron Bronze para o Distrito de Luziânia e para a Gerência Regional de Serviço de Inhumas. Já no Nível 2, a Companhia recebeu mais três premiações: reconhecimento para o Distrito de Uruaçu e Troféu Quíron Prata para os Distritos de Inhumas e Planaltina.

O anúncio das premiadas foi feito na manhã desta segunda-feira (28) pela Abes, que realizará a cerimônia de premiação em dezembro, no Rio de Janeiro.

Cases Finalistas e Destaques


No PNQS 2024, a Saneago inscreveu seis cases de sucesso, dos quais quatro foram classificados como finalistas. Esse resultado reafirma o compromisso das equipes da com a busca por melhores práticas. Esta quantidade de cases finalistas, que serão apresentados no seminário do prêmio, foi um feito inédito para a Companhia.

A Saneago vai concorrer à grande final com os projetos: “Índice de Gestão Operacional Plena – IGOP”, desenvolvido pela Gerência de Desenvolvimento Operacional e Inovação Tecnológica (P-GIN); “Liderança Inclusiva e Humanizada”, do Distrito de Planaltina; “Processo de Redução de Perdas”, do Distrito de Inhumas; e “Gestão de Ativos e Diagnóstico Operacional do Sistema de Abastecimento de Água com o uso do sistema GisWater”, desenvolvido pela Supervisão de Elaboração de Diagnóstico e Desenvolvimento Gis da Operação (P-SED).

Novidades e Destaques de 2024


Este ano, o destaque ficou com a participação inédita da Suint no PNQS, sendo a primeira vez que uma superintendência da Saneago concorreu ao prêmio. Além disso, o Distrito de Planaltina destacou-se ao conquistar o Troféu pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, em sua estreia no PNQS, o Distrito foi premiado no Nível 1. Neste ano, está competindo pela primeira vez no Nível 2 e já conquistou o troféu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo