O pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), afirma que vai montar uma grande força-tarefa na Prefeitura para a regularização habitacional na capital. “Eleitos em outubro, vamos criar uma grande estrutura para desburocratizar este serviço na Prefeitura. Não haverá uma casa sem avaliação e documentação”, diz.
Sandro Mabel detalhou que a superestrutura não implicará em aumento de custos para a Prefeitura, mas o envolvimento de todas as pastas que atuam neste serviço. “Vamos avaliar o que é necessário da Amma, da Seinfra, da Habitação e o que mais precisar. Vamos pegar uma equipe de cada pasta e elas vão colocar esse negócio para andar. Vamos resolver essa questão de maneira célere. Tem gente que mora na casa há 20, 30 anos e não dorme com medo de perder a casa. Vamos resolver isso!”, diz.
O pré-candidato explicou que esta ação se dará apenas nos imóveis com condições legais para serem regularizados. “Claro que não vamos regularizar habitações em áreas de risco ou em áreas de preservação, mas aquelas casas que o morador já tem posse, só não tem o documento. Essa é uma demanda lembrada em todo encontro que temos realizado nos bairros, nas últimas semanas, para ouvir a população. Vamos resolver isto. A dignidade da segurança de se ter um lar não pode esperar”, enfatiza.
Contrapartida
Em contrapartida, Sandro Mabel destaca que será necessário, também, criar estruturas para evitar invasões de áreas. “Eu sou muito sensível quando o assunto é moradia. Eu mesmo construí mais de 200 casas para os colaboradores da Mabel. Na Prefeitura, vamos cumprir uma promessa feita por Maguito Vilela na campanha de 2020, que ele não teve condições de realizar: a construção de 15 mil casas populares”, afirma.
Sandro Mabel ressalta que fazer a gestão da habitação em Goiânia vai exigir muito planejamento, mas que será um trabalho muito gratificante. “Quando eu avalio tudo que precisa ser feito, só encontro desafios. Não tem uma área que esteja tranquila, fácil de resolver. Essa questão da habitação é uma delas. Mas eu sou movido a desafios. Quando as pessoas me falam que vai ser complicado, aí que eu fico motivado. Então podem contar com essa meta. Vamos resolver a questão habitacional da nossa cidade”, enfatiza.