Reino Unido e Ucrânia assinam parceria de 100 anos para reforçar segurança e colaboração estratégica
Da Redação
[email protected]
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, se encontrará com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Ucrânia nesta quinta-feira (16) para assinar uma nova parceria estratégica de 100 anos, com o objetivo de aprofundar os laços de segurança entre os dois países. A parceria visa reforçar a colaboração militar, especialmente em segurança marítima, e consolidar a Grã-Bretanha como uma parceira preferencial para a Ucrânia nos setores energético, de minerais essenciais e de produção de aço verde, conforme informou o gabinete do primeiro-ministro britânico.
O tratado e a declaração política relacionados a essa nova aliança serão apresentados ao Parlamento britânico nas próximas semanas.
A medida ocorre em um contexto de crescente tensão entre a Ucrânia e a Rússia desde a invasão russa em fevereiro de 2022. A guerra, que já resultou em milhares de mortos, atingiu um ponto crítico em outubro de 2024, quando a Rússia utilizou um míssil hipersônico em solo ucraniano, aumentando o risco de uma escalada no conflito.
A Rússia foi acusada de empregar tropas da Coreia do Norte, embora Moscou e Pyongyang não confirmem nem neguem a denúncia. O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que suas forças estão avançando de maneira mais eficaz, mas não forneceu detalhes sobre os objetivos específicos da Rússia na guerra. Por sua vez, o presidente ucraniano, Zelensky, acredita que Putin busca conquistar toda a região de Donbass e expulsar as tropas ucranianas da região de Kursk, na Rússia, de onde o Exército Ucraniano controla partes desde agosto.