Aparecida de GoiâniaMais lidas

“Quero entrar para história como prefeito tocador de obras em Aparecida”, diz Vilmar Mariano durante prestação de contas

Convocado pelo presidente do Poder Legislativo, o gestor apresentou os principais avanços de sua administração e projetou que a cidade será transformada em ‘um canteiro de obras nos próximos dois anos'

Na manhã da última terça-feira,6, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, apresentou à Câmara Municipal a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2022. O presidente da Casa, André Fortaleza (MDB), presidiu a sessão que foi acompanhada por uma multidão de pessoas.

Entre elas, assessores dos dois poderes, todos os vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias. Na manhã da última terça-feira,6, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, apresentou à Câmara Municipal a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2022.

O presidente da Casa, André Fortaleza (MDB), presidiu a sessão que foi acompanhada por uma multidão de pessoas. Entre elas, assessores dos dois poderes, todos os vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.    

O prefeito discursou na abertura da sessão e assegurou que as contas do município estão em dia. Mariano ainda fez uma projeção positiva para os próximos dois anos de mandato.    

“Quero agradecer pela oportunidade de apresentar a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2022. Nessa oportunidade, cumprimento cada um dos secretários que faz um trabalho exemplar para Aparecida de Goiânia. Cumprimento ainda cada funcionário dessa Casa (Câmara Municipal) onde passei dezesseis anos servindo a população como vereador. Hoje, volto como prefeito para fazer a prestação de contas”, foram as primeiras palavras de Vilmar Mariano na tribuna.  

 Ainda na abertura do discurso, o prefeito destacou que a saúde fiscal do município é alvo permanente dos órgãos de regulação e fiscalização. Vilmar ainda enalteceu que a cidade investe mais do que o previsto pela legislação em educação e saúde.

“Investimos 30% em saúde e 27% em educação. Isso nos deixa muito feliz porque temos condições de oferecer uma saúde e educação de qualidade para nosso município”, pontuou.    O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para citar avanços na gestão, obras e programas que serão executados até o final do mandato. Ele enumerou a construção de praças, reforma de escolas, recapeamento da malha viária de vários bairros, construção da Escola Municipal de Música e a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Ainda de acordo com Vilmar Mariano, a cidade “vai se transformar em um canteiro de obras nos próximos dois anos”.  

 Em quase nove meses, Vilmar lembrou que a atual administração já conseguiu entregar obras importantes como o Eixo Leste-Oeste 01, que liga o Jardim Dom Bosco a Avenida Rio Verde. Ele também destacou bairros que receberam pavimentação asfáltica no mesmo período.    

Sobre obras futuras de infraestrutura como, por exemplo, a pavimentação de novos bairros e construção de pontes, ele garantiu aos membros do Poder Legislativo que passado o período chuvoso serão iniciadas diversas intervenções que irão melhorar a qualidade de vida e mobilidade em diferentes regiões da cidade. Para isso, a administração municipal conta com a liberação de um empréstimo internacional. 
Investimentos    Com a liberação de R$ 1 Bilhão, a administração local pretende executar importantes obras previstas no programa ‘Aparecida 100 anos’.

Nesse pacote, se destacam a construção de 13 CMEIs, quatro escolas, quatro parques, viadutos, pontes e trincheiras que vão conectar rapidamente diferentes bairros que são cortados por córregos e rios.  

De acordo com dados apresentados pela Secretaria da Fazenda, cerca de 23% das ruas da cidade ainda não foram asfaltadas. O prefeito reforçou que a pavimentação será realizada com a disponibilização de recurso externo nos próximos dois anos.

Quero entrar para história como prefeito tocador de obras em Aparecida”, disse Vilmar.  

  Após o discurso do prefeito, o secretário municipal da Fazenda, André Rosa, detalhou a situação fiscal da cidade para os membros do Poder Legislativo. Após apresentar relatórios detalhando a arrecadação e os investimentos, ele respondeu os questionamentos dos vereadores, sobretudo, do presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza.     Ao longo da sessão, que terminou por volta de 13h, o prefeito Vilmar Mariano também esclareceu dúvidas dos vereadores. 

Funcionalismo  

André Fortaleza questionou o secretário André Rosa sobre a valorização dos servidores públicos em geral. O presidente da Câmara Municipal destacou algumas categorias que ainda não contam com Plano de Cargos e Salário. O secretário pontuou que o Executivo mantém diálogo permanente com diversas categorias. Porém, lembrou que a administração vai continuar conversando com as categorias e trabalhando para que o gasto com custeio não possa “estrangular” os investimentos da gestão.

Cessão de áreas públicas

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza, questionou o prefeito sobre a cessão de áreas públicas para grandes empresas na cidade. Fortaleza perguntou se pequenos empreendedores também serão beneficiados.

“Temos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico pedidos para cessão de mais de 2,5 milhões de metros quadrados de áreas. Alguém já imaginou se lá atrás os ex-prefeitos Ademir Menezes, José Macedo, Maguito Vilela e, por último, o Gustavo não tivessem realizado esse repasse de áreas? Será que seríamos esse município gerador de emprego e renda que somos hoje? ”, questionou Vilmar.

O prefeito ainda anunciou que o governo estadual irá disponibilizar áreas públicas para que Aparecida possa receber novos empreendimentos e que pequenos empresários serão beneficiados em um novo polo industrial que será implantado na cidade.

“Quero fazer parte da história de Aparecida como aquele que gerou emprego e não como aquele que tirou emprego das pessoas que moram em nosso município. Se eu tiver mais 10, 20, 50 áreas eu quero que venham mais 50 empresários de peso que possam ajudar a cidade como o senhor tem ajudado, presidente”, exemplificou.

Relacionamento

Vilmar Mariano foi lembrado por vários vereadores como gestor público atento às necessidades da população.
O prefeito foi elogiado por parte dos parlamentares que destacaram a boa relação entre o Executivo e o Legislativo. Mariano se comprometeu a manter a boa relação e pediu aos seus secretários que atenda às reivindicações dos legisladores e da população em geral dentro da legalidade constitucional.

Alguns momentos de tensão foram registrados durante a prestação de contas. Muitos interlocutores políticos, que estão atentos às movimentações municipais, avaliam que os dois principais nomes na disputa pela Prefeitura de Aparecida, em 2024, serão justamente o atual prefeito, que deve buscar a reeleição, e o presidente do Legislativo, André Fortaleza. O último evita falar sobre o processo político e garante que atual como vereador em defesa da população.

Ao final da sessão ordinária, Vilmar Mariano disse à imprensa que as contas da prefeitura “estão em dia” e que vai continuar “trabalhando” para beneficiar a cidade com grandes obras e programas.
Questionado sobre a possível disputa, ele disse que ainda não faz campanha e que seu foco é a “gestão”. Vilmar ainda pontuou que a prestação de contas pode ter ganhado conotação política, mas que ainda não é hora de falar sobre eleições.

“Não vou tratar de política agora. Se ele [André Fortaleza] for candidato parabéns para ele”. Vilmar ainda respondeu se o “revanchismo” entre os líderes do Executivo e Legislativo atrapalha o desenvolvimento da cidade. “Não é bem revanchismo é uma animosidade que existe, mas vamos começar a acabar com essa animosidade para que possamos seguir de uma forma muito transparente em nossa cidade”.

Vilmar Mariano ainda disse que André Fortaleza “é um amigo” e que existem interesses políticos que serão discutidos apenas a partir de 2024. O prefeito finalizou a entrevista ressaltando mais uma vez que as finanças da Prefeitura de Aparecida estão “no azul” e com aprovação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Não existe uma guerra entre a Câmara e o Executivo”, garante Fortaleza

André Fortaleza disse durante o encerramento da prestação de contas que “não existe uma guerra entre a Câmara e o Executivo. Ele enalteceu ainda que a cidade não comporta mais esse tipo de relação política. “Estamos aqui para fazer o bem para o município. Não estou aqui para criticar, estou aqui para contribuir da melhor forma possível com o município”, disparou Fortaleza.

O presidente da Câmara Municipal reconheceu que o prefeito realiza um bom trabalho na cidade, mas garantiu que vai continuar cumprindo seu papel constitucional que é fiscalizar e cobrar do Executivo em nome da população.

Leia aqui a edição digital

 

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo