Quem é o vilão da alta da gasolina? Entenda como é calculado o preço
De acordo com economistas ouvidos pelo Goiás em Destaque, o alto valor do dólar encarece o preço do combustível
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta semana o preço dos combustíveis e afirmou que o governo federal não é o “vilão” pelo valor final pago pelos motoristas.
Mas, afinal, quem é?
Há quatro tributos que incidem sobre os combustíveis vendidos nos postos: Três federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins) e um estadual (ICMS).
No caso da gasolina, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a composição do preço nos postos se dá da seguinte forma:
– 27,9% – tributo estadual (ICMS)
– 11,6% – impostos federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins)
– 32,9% – lucro da Petrobras (indiretamente, do governo federal, além dos acionistas)
– 15,9% – custo do etanol presente na mistura
– 11,7% – distribuição e revenda do combustível.
Para o diesel, a segmentação ocorre de maneira diferenciada, com uma fatia destinada para o lucro da Petrobras significativamente maior.
– 15,9% – tributo estadual (ICMS)
– 7% – impostos federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins)
– 52,6% – lucro da Petrobras
– 11,3% – presença de biodiesel na mistura
– 13,2% – distribuição e revenda
Atualmente, o valor médio cobrado pelo litro da gasolina nos postos é R$ 5,866. Enquanto o diesel é comercializado, em média, por R$ 4,661.
“Se está R$ 6 ou R$ 7 o litro, o que é um absurdo, e o imposto federal na casa dos R$ 0,70, vamos ver quem está sendo o vilão nessa história. Não é o governo federal”, sustentou Bolsonaro nessa quarta-feira (19/8).
Com isso, Bolsonaro quis apontar os governadores como culpados pelo aumento dos preços dos combustíveis nas refinarias. A alíquota do ICMS, que é estadual, varia de local para local, mas, em média, representa 78% da carga tributária sobre álcool e diesel e 66% sobre gasolina, segundo estudos da Fecombustíveis.
Entretanto, esse não é o motivo da alta dos preços.
Além do lucro da Petrobras, o valor final depende das movimentações internacionais em relação ao custo do petróleo, e acaba sendo influenciado diretamente pela situação do real – se mais valorizado ou desvalorizado.
“Os combustíveis derivados de petróleo são commodities e têm seus preços atrelados aos mercados internacionais, cujas cotações variam diariamente, para cima e para baixo. Essa lógica se aplica a outros tipos de commodities nas economias abertas, onde é possível importar e exportar como, por exemplo, trigo, café, metais, etc.”, afirma a petroleira em seu site.
Na avaliação de Bolsonaro, a alta nos preços da gasolina e do diesel eram culpa do antigo presidente.
Na época, Castello Branco foi a público diversas vezes se defender e explicar que o preço dos combustíveis também eram influenciados por fatores externos, como a alta do dólar.
Dólar, o grande vilão
De acordo com economistas ouvidos pelo Metrópoles, o disparo da moeda americana no câmbio encarece o preço do combustível e pode ser considerado o principal vilão para o bolso do consumidor, uma vez que o Brasil importa petróleo e paga em dólar o valor do barril. Hoje, esse custo está em U$ 77,84, o que corresponde a cerca de R$ 405 na conversão.
“O dólar é o grande vilão da alta do preço da gasolina. Mesmo com o preço do petróleo internacional tendo caído recentemente, a alta da moeda americana faz com que a Petrobras não consiga repor os preços”, afirma o economista-chefe da Infinity, Jason Vieira.
A moeda norte-americana subiu 0,87%, cotada a R$ 5,4220. Esse foi o maior patamar atingido pelo dólar desde 4 de maio (R$ 5,4297). Na máxima da sessão, chegou a R$ 5,4555.
Com esse resultado, a moeda passou a acumular alta de 4,08% no mês. No ano, o aumento é de 4,53% contra o real.