Cerca de 900 mil clientes permanecem sem energia na capital e na Grande São Paulo após uma forte tempestade que atingiu a região. A Enel atribui a situação a um “evento climático extremo”.
O Que Aconteceu
Moradores estão sem luz há quase 40 horas. Na sexta-feira (11), uma chuva repentina e ventos fortes causaram o desligamento de várias linhas de alta tensão e subestações, afetando principalmente as zonas sul e oeste da capital e áreas da região metropolitana. O número de 900 mil representa pontos de instalação, o que significa que o total de pessoas impactadas pode ser muito maior.
Sem Prazo para Restabelecimento
A Enel não divulgou um prazo para o religamento total da energia. Os canais de atendimento estão fornecendo “previsões retroativas” ou prazos longos, como segunda-feira (14). O presidente da Enel, Guilherme Lencastre, afirmou que não quer criar expectativas que possam ser frustradas.
A concessionária também não especificou quais bairros da capital estão mais afetados. Moradores têm relatado falta de luz em locais como Jabaquara, Vila das Mercês, Ipiranga, Jardim São Luiz, Socorro, Santo Amaro, Bela Vista e Vila Mariana, além das cidades de Santana de Parnaíba, Carapicuíba e São Bernardo do Campo.
Na capital, a Enel informa que 552 mil clientes estão impactados. Os outros municípios mais afetados incluem São Bernardo do Campo, com 60,4 mil unidades sem luz; Cotia, com 59 mil; e Taboão da Serra, com 55,5 mil.
Desabastecimento de Água
A situação de falta de energia também está provocando desabastecimento de água na região metropolitana. A interrupção do fornecimento de energia afetou a distribuição em São Paulo, São Bernardo do Campo, São Caetano, Santo André e Cotia. A Sabesp orienta os moradores a utilizarem a água armazenada de forma consciente, uma vez que o sistema de abastecimento é interligado.
Em nota, a Enel informou que “trabalha dia e noite” para restabelecer o serviço e que trouxe equipes do Ceará e do Rio de Janeiro para aumentar o contingente. “Em alguns casos, o trabalho para restabelecer a energia é mais complexo, pois envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede.”