Projeto amplia atendimento psicológico na rede municipal de Goiânia

Medida prevê acompanhamento permanente para alunos e professores da educação básica
Com foco na prevenção da violência e no cuidado com a saúde emocional no ambiente escolar, uma proposta aprovada pela Câmara de Goiânia amplia o suporte psicológico oferecido na rede municipal de ensino. Em segunda votação, os vereadores aprovaram um projeto de lei que determina a oferta permanente de atendimento psicológico para alunos e professores das unidades educacionais do município.
A aprovação ocorreu na última quinta, dia 11, e o texto segue agora para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel. De autoria da vereadora Léia Klebia, a proposta estabelece que o acompanhamento seja individualizado e realizado por profissionais capacitados, com atuação contínua nas escolas da rede.
Pelo texto aprovado, o atendimento psicológico voltado a crianças e adolescentes deverá identificar comportamentos e manifestações, individuais ou coletivas, que indiquem situações de risco. Entre os sinais a serem observados estão indícios de violência doméstica, abuso sexual, bullying, uso de drogas, risco de suicídio e outros tipos de violência que possam comprometer o desenvolvimento e a segurança dos estudantes.
A medida também contempla os professores, reconhecendo a necessidade de apoio emocional aos profissionais que lidam diariamente com desafios relacionados ao ambiente escolar. O objetivo é fortalecer a rede de proteção, promover o bem-estar coletivo e contribuir para um ambiente educacional mais seguro e acolhedor.
Dados recentes reforçam a relevância da iniciativa. Goiânia ocupa a oitava posição entre as capitais com maior número de registros de bullying nas escolas. Levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, divulgada pelo IBGE, aponta que 43,3% dos estudantes da capital já sofreram algum tipo de violência ou intimidação. Informações do Conselho Tutelar indicam ainda que cerca de 25 casos de violência são registrados mensalmente nas unidades escolares do município.



