Programa de Acolhimento ao Servidor do Governo de Goiás chega a 1690 atendimentos
Criado há pouco mais de 2 anos, programa oferece apoio psicossocial aos servidores públicos estaduais
O Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS) do Governo de Goiás alcançou 1690 atendimentos até o final do mês de março. Criado em setembro de 2020, o programa é conduzido pela Diretoria Executiva de Saúde e Segurança do Servidor (DESSS), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead). O PAS surgiu com o intuito de ofertar atendimento psicossocial aos servidores em razão das dificuldades emocionais ocasionadas durante a pandemia da Covid-19.
De lá pra cá, o programa ganhou mais adeptos, ampliando o número de pessoas assistidas. Somente em 2022 a equipe de psicólogos da DESSS chegou a realizar 1.050 atendimentos. No primeiro trimestre deste ano já foram contabilizadas 417 interações.
Como funciona
O PAS é um canal de atendimento psicológico on-line direcionado aos servidores do Poder Executivo estadual. Por meio dele é realizado um acolhimento profissional, de curta duração, que oferece apoio psicológico e direcionamentos comportamentais. É garantido o sigilo ético e privacidade durante todo o processo, de acordo com as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O objetivo é promover um momento de escuta e apoio emocional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento a momentos de dificuldades. O foco não precisa ser, necessariamente, problemas relacionados ao trabalho, mas qualquer necessidade emocional do servidor.
O programa já atendeu servidores com histórico de afastamento do trabalho e que voltaram a exercer suas atividades graças às orientações recebidas. Para ter acesso ao serviço, o colaborador deve entrar em contato com a Central de Atendimento do PAS, pelo WhatsApp ou ligação, no telefone (62) 98328-0572. Os agendamentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.