Política

Programa Alego Ativa em Anápolis leva várias atividades à população

A 6ª EDIÇÃO DO PROGRAMA ALEGO ATIVA/INTERCÂMARAS, REALIZADA NO ÚLTIMO SÁBADO, 30, EM ANÁPOLIS, LEVOU AÇÕES DIVERSAS PARA A POPULAÇÃO DO CONJUNTO FILÓSTRO MACHADO. ALÉM DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DEPUTADO LISSAUER VIEIRA, QUE ABRIU O EVENTO, E DOS DEPUTADOS CORONEL ADAILTON, AMILTON FILHO E ANTÔNIO GOMIDE (REPRESENTANDO POR ASSESSORA), PARTICIPARAM DA ATIVIDADE O PREFEITO ROBERTO NAVES E VÁRIOS VEREADORES DO MUNICÍPIO. LISSAUER RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DO ALEGO ATIVA POR REALIZAR ATENDIMENTOS PARA A DIGNIDADE DOS CIDADÃOS E OFERECER A OPORTUNIDADE AOS DEPUTADOS ESTADUAIS DE OUVIREM AS DEMANDAS, PARA INCLUÍ-LAS NAS EMENDAS IMPOSITIVAS. O PRESIDENTE AGRADECEU O APOIO DOS PARCEIROS DA ALEGO.

Mais de quatro mil pessoas participaram da 6ª edição do projeto “Alego Ativa/Intercâmaras”, realizado nas dependências da Escola Municipal Airton Senna da Silva, localizada no Conjunto Filóstro Machado, em Anápolis. O evento realizado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio da Diretoria de Assuntos Institucionais, tem sido um sucesso por onde passa. Além de colher informações e demandas dos vereadores locais, o projeto oferece ainda uma série de ações, atendimentos e cursos gratuitos à população. O resultado desta edição foi considerado altamente positivo, tanto para os organizadores, quanto para a população local.

O idealizador e precursor do projeto, deputado Lissauer Vieira (PSD), presidente da Alego, marcou presença no evento, fez discurso na cerimônia de abertura oficial e plantou mudas nativas do cerrado na área externa da escola. “Além dos atendimentos, nosso objetivo é receber as demandas locais através do Alego Ativa, para que cada deputado possa incluir ações e benefícios específicos em suas emendas impositivas. Hoje é dia de trabalho ao lado de nossos parceiros no Alego Ativa. Obrigado a cada um dos parceiros e colaboradores, graças a vocês este projeto está sendo um sucesso em Goiás”, ressaltou. A Assembleia Legislativa promove mais uma edição do Alego Ativa ainda este ano. Está confirmada a 7ª edição para a cidade de Niquelândia no próximo dia 14.

A abertura oficial da 6ª edição do Alego Ativa/Intercâmaras, em Anápolis, contou com a presença do prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Progressistas); vice-prefeito Márcio Cândido (PSD); vereadora e professora Geli Sanches (PT), representando o deputado Antônio Gomide (PT); deputados Amilton Filho (Solidariedade) e Coronel Adailton (Progressistas); diretores da Alego, Wesley Borges, Geral; Joel Sant’Anna, Articulação Política; Danin Júnior, Comunicação; Teófilo Luiz dos Santos, Escola do Legislativo; Ricardo Rocha, Assistência de Polícia; Marcos Antônio Nogueira, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho; e Simeyzon Silveira, Assuntos Institucionais;além de Domilson Rabelo, defensor público geral do Estado; Emerson Martins, defensor público de Anápolis; Lilian de Oliveira, diretora do Colégio Airton Senna; Wilson de Oliveira, representante da Fieg; e Rosângela Queiroz, do Conselho de Educação de Anápolis.

Só no período matutino foram distribuídas 2.540 senhas para atendimentos na área da saúde, tais como consulta com oftalmologista, dentista, médico clínico geral e médico dermatologista, bem como acesso a exames como teste de glicemia, aferição de pressão. Da mesma maneira, essas senham garantem acesso a serviços como assessoria jurídica e defensoria pública, emissão de Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho, corte de cabelo, bem como acesso a oportunidades de capacitação, como palestras, cursos de treinamento, qualificação de agentes públicos, projetos educativos, técnicos e científicos, seminários e debates acerca de temas de interesse social. Enquanto os adultos participavam da programação, a criançada se divertia no futebol de sabão, escalada, pula-pula e escorregador, montados na quadra coberta da escola, onde também foram distribuídos pipoca, algodão doce e salgadinhos.

Em entrevista, o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira destacou a importância do poder público para que seja possível levar serviços e benefícios até o cidadão. “É muito bom sair do gabinete e promover eventos como este. É uma satisfação e alegria estar perto da comunidade, oferecer serviços, cursos e assistência. Mas, o mais importante é conhecer a realidade de cada região. Esse é o objetivo da Alego Ativa, conhecer melhor cada região. E nós precisamos ouvir a comunidade para apontar emendas no orçamento impositivo para formatar o melhor para nossas cidades”, concluiu.

Os deputados Coronel Adailton e Amilton Filho participaram efetivamente do evento durante todo o dia. Para o Coronel Adailton, o projeto é uma ótima oportunidade de estar perto da população. “A Alego está aqui para dar retorno à população que precisa e merece esses serviços, que além de promover melhoria da qualidade de vida, nos permite cuidar dessas pessoas de perto”, avaliou.

“Foi uma semana de muito trabalho para preparar essa estrutura e recebê-los aqui hoje. Sinto muito orgulho da sua gestão, Lissauer. O senhor de fato está abrindo as portas da Alego para a população e se o povo não vai lá, nós vamos até o povo. Parabéns pela iniciativa, porque esse projeto mostra que a Assembleia é a casa do povo, onde sua voz é ouvida. Essa região é muito importante para a cidade de Anápolis e precisa de atenção, obras e benefícios”, discursou Amilton Filho, durante a cerimônia de abertura oficial.

A vereadora por Anápolis, professora Geli Sanches representou o deputado Antônio Gomide (PT), afastado por recomendação médica, e usou a tribuna para dizer que “o político deve estar onde o povo está. E essa comunidade carece de políticas públicas, como as que estão sendo oferecidas aqui hoje. O Gomide não pôde estar aqui, mas sabemos que podemos contar com ele sempre”, disse.

Atendimentos

Os atendimentos foram iniciados às 8 horas, e os serviços mais procurados foram a retirada da carteira de identidade, curso de fabricação de produtos de limpeza, consultas médicas e odontológicas.

A funcionária pública Ester Teles, 32 anos, fez o curso de fabricação de produtos de limpeza, ministrado pelo Senac, porque gosta de química e viu no curso uma oportunidade de economizar nas despesas de casa. “Eu gosto muito de química, é uma coisa que me fascina, além disso, vou poder fazer meus próprios produtos em casa”, relatou.

Ao contrário de Ester, a manicure e cabeleireira Amanda Gomes, 27 anos, fez o curso de produtos de limpeza para aumentar a renda. “O curso é muito bom. Vou fazer para mim e para vender. Minhas clientes vão adorar, porque elas vão poder escolher a essência que quiserem”, disse entusiasmada.

Já a enfermeira Júlia Ribeiro, 42 anos, aproveitou o Alego Ativa para fazer a carteira de identidade da filha de 5 anos. “Nem todos têm dinheiro para pagar a taxa, outros não têm tempo durante a semana. Aqui, além de ser gratuito, é no sábado, isso ajuda muito a população mais carente”, comentou.

“Os postos de saúde estão sempre lotados, e eu preciso mostrar alguns exames. Mas, além da senha para consulta médica, eu peguei também senhas para atendimento odontológico e para emissão da Carteira de Identidade”, disse a dona de casa Michelly de Souza, enquanto aguardava para ser atendida pelo ginecologista.

Os benefícios do Alego Ativa vão além do atendimento individual e direto. A exemplo de Deunimar Domingos, que é coordenador da comunidade terapêutica “Projeto Esperança”, que acolhe e cuida de dependentes químicos na antiga Escola Agrícola de Anápolis. “Essas mudas serão plantadas por jovens e adultos em processo de reestruturação psicológica, social e física inseridos no nosso projeto. Dentre outras atividades, o contato com a terra e a responsabilidade ambiental são ferramentas essenciais no processo de recuperação dos nossos internos”, relatou Deunimar.

No setor de saúde, encontramos Maria Gabriela da Silva, 62 anos. Ela aferiu a pressão, fez teste de glicemia e consultou um médico clínico geral. “Isso aqui é uma maravilha! No bairro onde eu moro não tem posto de saúde, hospital, nada. Aqui tem tudo que precisamos no dia-a-dia. Quem sabe algum político consiga levar um postinho para o setor Santo Expedito. Precisamos muito”, cobrou dona Maria.

A dona de casa Carita Melo, 31 anos, que é moradora do conjunto Filóstro, local onde aconteceu o evento, revelou que a região não recebe uma ação itinerante como o Alego Ativa há mais de 8 anos. “Essa é uma iniciativa que serve de exemplo para nossos governantes. Deveriam fazer isso sempre, porque ajuda muito a população carente. Eu, por exemplo, trouxe meu filho para fazer a carteira de identidade e cortar o cabelo”, relatou.

De acordo com o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Simeyzon Silveira, a estrutura foi preparada para realizar pelo menos quatro mil atendimentos., mas o balanço final ainda não foi concluído. “A expectativa é atender, pelo menos, quatro mil pessoas aqui em Anápolis, mas esse número não é oficial. Precisamos fazer o balanço com todos os parceiros para concluir o relatório final desta edição”, concluiu.

Enquanto aguardavam atendimento, as pessoas ali presentes puderam acompanhar, durante todo o dia, palestras e apresentações musicais, culturais e teatrais de artistas locais no palco da tenda principal do Alego Ativa.

Agenda cultural

Execução do Hino Nacional – Banda Lira de Prata;
Coral CCI, sob regência do maestro Roberto Brener;
Cantor Paulo Vitor;
Grupo de dança hip hop do Colégio Municipal Airton Senna;
Palestra sobre saúde bucal – equipe Sesi Anápolis;
Coral infantil de alunos do Colégio Municipal Airton Senna;
Companhia Anapolina de Teatro “Deixa que eu te conto”;
Cantora Glau Matias;
Cantor Paulinho Vieira;
Cantor Serbeto;
Grupo Fúria Break – Street Dance;
Corpo de Baile de Anápolis;
Escola de Dança de Anápolis;
Grupo Casa do Hip Hop;
Cantor Gerominho;
Cantora Glau Matias;
Cantor Paulo Vitor.

Parceiros

São parceiros da Assembleia Legislativa para a execução do programa Alego Ativa, a Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Goiás (OAB-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Defensoria Pública (DP-GO), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae, Uvego e UniEvangélica.

Cursos oferecidos

Excelência de atendimento ao público – Escola do Legislativo
Oficina de comunicação em redes sociais – DAI
Prestação de contas – TCM
Tendência e oportunidades de negócios – Sebrae
Educação financeira – Senac
Técnica de vendas – Senac
Mecânica básica para mulheres – Senai
Fabricação de produtos de limpeza – Senai
Noções de CFTV (Circuito Fechado de TV) – Senai
Cursos EAD – Senai
Matemática financeira para concursos – DAI
Ajude o meio ambiente fazendo o descarte consciente das peças do seu computador – Senac
Particularidades de convênios contratos – Senac
Evitando problemas através do manuseio correto do computador – Senac
Entrevista de emprego: saiba o que o mercado espera de você – Senac
Vendas de fim de ano, você está preparado? – Senac.

Fonte: Agência de Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo