Professor da unifan vira capa de revista internacional com dissertação
Odontólogo de 30 anos, Gustavo Silva Chaves realizou pesquisa de ponta sobre tratamento de canal
A dissertação de Mestrado do professor Gustavo Silva Chaves ilustrou a capa de uma das principais publicações científicas sobre Endodontia (especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária) do Mundo, o Iranian Endodontic.
A seleção de pesquisas científicas para publicação no periódico segue padrão internacional, com rigidez absoluta no caráter das propostas apresentadas e sobretudo das conclusões inovadoras sobre o tema abordado.
Diz o expediente do Iranian Endodontic Journal: “Publicação Científica da Especialidade da Endodontia, voltada para a disseminação de estudos pesquisados que tragam contribuição para a qualificação constante e responsável desta área da Odontologia”.
Em outras palavras, são selecionados estudos e pesquisas que comprovem cientificamente algo novo, que contribua para a excelência do tratamento endodôntico.
A dissertação aborda o tema Tomografia Computadorizada – Perda da Estrutura Dentária para Fazer o Tratamento do Canal, onde ampla pesquisa mostra que a perfeita realização da tomografia computadorizada e sua leitura com exatidão, auxilia na redução de perda na estrutura do dente (menos do que a média geral que é de 4%) que tem o canal tratado, colaborando assim, para a excelência do resultado, oferecendo maior resistência ao dente, com menor risco de perda para o mesmo.
A Dissertação teve pesquisa tão abrangente e texto tão bem elaborado, que além de ser selecionada para compor o material editorial do periódico científico, fonte de consulta de especialistas de todo mundo, recebeu ainda o destaque de ser a matéria de capa, ou seja, o mais interessante do material selecionado para a publicação.
Gustavo Silva Chaves
Gustavo Silva Chaves é odontólogo formado pela Universidade Federal de Goiás, onde realizou também seu Mestrado, sobre a orientação de um dos mais criteriosos professores da Instituição, Daniel Decurso.
Gustavo tem 30 anos, é professor da Faculdade de Odontologia do Centro Universitário Alfredo Nasser e já tem aprovação para a defesa de tese de Doutorado na UFG.