Professor da Unifan é credenciado como Orientador de Mestrado na UFG
Professor Aroldo foi o único representante IES externa a Universidade Federal de Goiás credenciado no Programa de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Goiás, através de processo de seleção, escolheu o Professor Pós-Doutor Aroldo Vieira de Moraes Filho, para atuar como professor voluntário no Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Assistência e Avaliação em Saúde (PPGAAS) da Faculdade de Farmácia/UFG, no qual atuará como Docente Permanente nas linhas de Pesquisa: “Avaliação, Validação, Diagnóstico e Desenvolvimento de Produtos Aplicados à Saúde Humana, Animal e Meio Ambiente”.
Segundo explica o docente, o objetivo é desenvolver projetos inovadores relacionados à avaliação, validação, e desenvolvimento de agentes funcionais promotores do bem estar psíquico e social do indivíduo, ou da sociedade, sejam eles de origem naturais ou sintéticos para aplicação em formulações com finalidades avaliativo-diagnósticas, medicamentosas, cosmética, alimentos ou correlatos, assim como análises dos mecanismos e processos relacionados aos métodos de diagnóstico clínico propiciando assim procedimentos profiláticos e terapêuticos voltados à saúde humana, animal e meio ambiente.
Neste aspecto, são feitas conexões com conhecimentos de diversas áreas, como a Química Orgânica, a Química de Produtos Naturais, a Bioquímica de Alimentos, a Farmacologia, a Nutrição, a Engenharia, as Tecnologias Farmacêuticas, de Alimentos e de Produtos Naturais, a Nanotecnologia, a Biologia, as Análises Clínicas, a Epidemiologia, a Veterinária e a Estatística, dentre outras.
O programa de mestrado em Assistência e Avaliação em Saúde tem como objetivo geral formar recursos humanos altamente qualificados, com uma visão interdisciplinar em Farmácia. Seus objetivos específicos são:
a)Formar profissionais éticos, com responsabilidade social e capacitada para aplicar conhecimento teórico-metodológicos adquiridos de forma reflexiva e humanística;
b)Qualificar profissionais com conhecimento multidisciplinar para atuar na saúde com cunho tecnológico-humanístico, visando suprir a carência de recursos humanos especializados nos diversos setores em que essas áreas podem contribuir;
c)Habilitar professores nas áreas de conhecimento que integra esse programa, buscando elevar a qualidade do ensino de graduação em Farmácia, Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Biotecnologia, Química, Informática, Ciências Biológicas, especialmente nas instituições de ensino superior da região Centro-Oeste do Brasil;
d)Produzir conhecimentos científicos que possam contribuir para o desenvolvimento, disseminação e utilização adequada de ferramentas específicas para a assistência, avaliação, controle e monitoramento da saúde, bem como o desenvolvimento de processos e/ou produtos destinados a estes fins.
e)Difundir para a comunidade científica nacional e internacional, principalmente por meio da publicação de artigos científicos e depósito de patentes, os conhecimentos gerados no âmbito do programa;
f)Promover o envolvimento da comunidade acadêmica institucional, em parceria com organizações governamentais e não-governamentais, com o estabelecimento de projetos científicos na busca de soluções sustentáveis para o desenvolvimento de ferramentas específicas para a assistência, avaliação, controle e monitoramento da saúde, bem como o desenvolvimento de processos e/ou produtos destinados a estes fins.
Informações sobre o Programa disponíveis no site: https://ppgaas.farmacia.ufg.br/
No processo de seleção uma comissão interna do PPGAAS pontua as publicações dos Currículos Lattes dos candidatos e, seleciona, dentre os candidatos os professores que poderão orientar Mestrado pelo Programa. Esse processo de seleção é de fluxo contínuo, conforme envio de documentação pelos professores interessados, aberto a qualquer professor com Doutorado e que tenha pontuação mínima exigida pelo Programa. Foram credenciados uma professora da UFG e apenas o Professor Aroldo Vieira de Moraes Filho de IES externas a Universidade Federal de Goiás.
“Como docente permanente do Programa, posso abrir vagas para candidatos ao Mestrado para orientá-los nas suas dissertações, além disso, posso ofertar disciplinas para os mestrandos e participar de comissões de acordo com a necessidade do Programa”, destaca o professor da Unifan.
Aroldo Vieira de Moraes Filho é goiano, natural de Anápolis. Foi aluno do Colégio de Aplicação Alfredo Nasser no Ensino Fundamental II; Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Morrinhos. Especialista em Tecnologias aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB). Cursou MBA em Gestão Educacional pela Faculdade Alfredo Nasser. Mestre em Biologia – área de concentração Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutor em Ciências Biológicas – área de concentração: Genética e Bioquímica pela UFG. Realizou estágio de Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG. Graduando em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Brasília.
No Centro Universitário Alfredo Nasser ministra aulas para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina, coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Forenses e a Pós-Graduação Lato Sensu em Docência em Ciências da Saúde. É avaliador de cursos do Ministério da Educação (MEC), além de atuar como assessor da Pró-Reitoria Acadêmica da Unifan.
“É um marco na minha realização pessoal e profissional, visto que dessa forma, poderei contribuir para a sociedade, auxiliando na formação de novos mestres na área da Saúde. Fiquei muito feliz e honrado com o credenciamento, fruto de muito trabalho, dedicação e uma sólida formação”, finaliza o docente.