Política

Professor Alcides e Gustavo Medanha buscam recursos para Hospital Municipal funcionar com 100% de sua capacidade

O Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) foi o principal ponto da pauta de uma reunião realizada no início da tarde de terça-feira, dia 02, entre o deputado federal Professor Alcides (PP), o prefeito Gustavo Mendanha (MDB), o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Na oportunidade, o deputado e o prefeito solicitaram a liberação de R$ 23 milhões para a compra de equipamentos e cerca de R$ 2 milhões para o custeio mensal da unidade. “Viemos com o prefeito reivindicar ao ministro da Saúde mais verbas para o custeio mensal do HMAP e para aquisição de todos os equipamentos necessários para a unidade funcionar com 100% de sua capacidade”, afirmou o deputado federal Professor Alcides.

O prefeito Gustavo Mendanha explicou ao ministro que o Hospital Municipal atende à cidade de Aparecida e a mais 55 municípios. Segundo ele, o funcionamento do HMAP está ocorrendo em etapas. Em janeiro, 30 apartamentos com 60 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI adulta e 20 de urgência e duas salas cirúrgicas foram entregues.

Até o meio do ano a previsão é de entregar a segunda etapa com mais 15 apartamentos adultos e 15 pediátricos e 10 UTI’s pediátricas. “Esses serão os primeiros leitos de internação infantil da nossa rede pública. Com o funcionamento deles, nossas crianças não precisarão mais ir para outros municípios em busca de tratamento”, explicou o prefeito.

O ministro Luiz Henrique Mandetta prometeu que no dia 12 de abril, quando visitará Goiânia, apresentará os resultados dos pleitos levados a ele pelo deputado e pelo prefeito.

Professor Alcides também apresentou ao ministro o pedido para implantação de leitos de UTI no Hospital Municipal de Rio Verde para atender a 18 municípios do Sudoeste goiano, e reivindicações dos municípios de Quirinópolis, Silvânia e Aragarças

 

Financiamento de casas

Logo depois do encontro no Ministério da Saúde, o deputado federal Professor Alcides participou de uma reunião da bancada goiana com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Os deputados pediram ao ministro a desburocratização do financiamento da casa própria, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, a facilitação do financiamento do imóvel em rua onde ainda não tem asfalto e a liberação de recursos aos municípios para a construção de pontes na zona rural visando facilitar o escoamento da produção agrícola e da pecuária de Goiás.

O ministro disse que nesse início de ano fez um diagnóstico dos últimos 10 anos do Programa Minha Casa, Minha Vida. Ele disse que o Programa passará por adequações e reconheceu que há falta de recursos no orçamento da União nesse momento. “Só para concluir as obras que estão em andamento são necessários mais de 800 milhões de reais”, informou.

As modificações a serem propostas serão enviadas ao Congresso Nacional em forma de projeto de lei para serem apreciadas pelos deputados e pelos senadores.

“Gustavo Canuto se mostrou esperançoso em dias melhores, no crescimento da economia e se colocou do lado da bancada goiana para solucionar paulatinamente as nossas demandas”, disse o Professor Alcides.

Além dele, participaram do encontro com o ministro Canuto a deputada Flávia Morais (PDT), Zacarias Calil (DEM), Glaustin da Fokus (PSC), Francisco Júnior (PSD), Adriano do Baldy (PP), Major Vitor Hugo (PSL), João Campos (PRB) e José Mário Schreiner (DEM).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo