Procon Goiânia segue com comemorações ao Dia Mundial do Consumidor
Nesta sexta-feira (13/03), atividades serão realizadas na sede do órgão, situado na Avenida Tocantins
Quando se fala em exigir os direitos do consumidor, muita gente já pensa em procurar uma unidade do Procon. Esses órgãos estão presentes em todos os estados e são uns dos principais instrumentos à disposição dos cidadãos para a segurança na relação de consumo. Nesta semana, para comemorar o Dia do Consumidor e lembrar a atuação do órgão, o Procon Goiânia realiza uma série de atividades.
Nesta sexta-feira (13/03), as ações serão realizadas na sede do órgão, situado na Avenida Tocantins, abaixo do Correios. O evento terá início às 08h30 e vai contar com a participação do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, de secretários municipais, advogados, promotores, delegados e de representantes de instituições que defendem o direito do consumidor.
Na ocasião, também será servido um bolo em comemoração aos 22 anos do Procon Goiânia. O órgão foi inaugurado em 29 de dezembro de 1997. Atualmente, a instituição conta com a colaboração de 80 servidores públicos. É um grupo técnico multidisciplinar composto por advogados, economistas e contadores. O Procon Municipal é organizado em quatro gerências: atendimento, fiscalização, pesquisa e cálculo e Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (FMPDC).
O órgão foi criado para defender os direitos de todos os moradores da capital. Na manhã desta quinta-feira (12/03), ao se deparar com um problema envolvendo a sua operadora de telefonia, a psicóloga Suelene Cruz não teve dúvidas e procurou a unidade. “Considero o Procon um órgão que dá segurança e amparo ao consumidor. Quem vende esse tipo de plano de telefonia não explica o contrato como deveria. O Procon, portanto, vem para dar o amparo e tirar nossas dúvidas”, acredita.
Para o superintendente do Procon Goiânia, Walter Silva, o órgão tem a missão de proteger os consumidores de tentativas de abuso. “O consumidor é fundamental para a economia do seu país e é por isso que cada vez mais os programas de conscientização têm sido elaborados para que as relações de consumo sejam respeitadas. E o Procon Goiânia está aqui para orientar, fiscalizar e intervir para que o Código de Defesa do Consumidor seja cumprido pelas empresas”, pontua.
Anderson Clemente, da editoria de Defesa do Consumidor