CidadesGoiânia

Procon Goiânia intensifica Operação Pão Sadio

Durante três meses, a ação fiscalizou mais de 200 comércios na capital. Os produtos vencidos estão na lista de infrações autuadas pelo órgão

O Procon deu início em abril deste ano, a operação “Pão Sadio”, que visa fiscalizar panificadoras, confeitarias, lanchonetes, açougues e lojas de conveniências na venda irregular de alimentos. Segundo o superintendente  do Procon Goiânia, Walter Silva, a ação tem como objetivo verificar se há ou não o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
“Primeiramente, os estabelecimentos  devem manter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta. Colocar bem visível o telefone do Procon. E os comércios são obrigados a restituir, em espécie, o troco integral a que o consumidor tem direito”, explica Walter Silva.
Os fiscais já percorreram cerca de 262 estabelecimentos comerciais, aqui na capital. Em 140 desses comércios foram encontradas irregularidades, como produtos com validade vencida, ausência de informação sobre composição e sem data de fabricação. Os locais foram notificados para regularizar as falhas apontadas, que resultaram em autuações administrativas por violação aos direitos do consumidor.
Ao todo, foram descartados  mais de 2 mil kg de salgados, 330 kg de pães,  269 kg de frios (presunto, mortadela e salsicha) e 178 kg de carne bovina . Entre os produtos fiscalizados estão laticínios  e outros alimentos produzidos e embalados sem a presença do consumidor.
A operação Pão Sadio fiscalizou estabelecimentos que ficam nos bairros: Jardim América, Parque Anhanguera, Jardim Balneário Meia Ponte, Parque João Braz, Jardim Goiás, Panorama Park, Jardim Pompéia, Vila Paraíso, Setor Oeste, Setor Marista, Recanto do Bosque, Setor São José, Setor Aeroviário, Setor Pedro Ludovico, Goiânia 2 , Setor Central, Negrão de Lima, Setor Campinas, Vera Cruz, Vila Xavier, Setor Vila Nova e Celina Park.
As diligências continuam todos os dias e mais estabelecimentos estão sendo vistoriados. O superintendente do Procon Goiânia destaca que a comercialização de produtos impróprios para o consumo coloca em risco a saúde do consumidor. Walter Silva recomenda que o consumidor deve denunciar os estabelecimentos que não cumprem a lei. As denúncias podem ser registradas na sede do Procon Goiânia, que fica na Avenida Tocantins, n°191, Qd.17 LT.27- Setor Central ou pelo telefone: (62) 3524-2936 e (62) 3524-2949. (Fonte: Anderson Clemente)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo