Procon Anápolis realiza pesquisa em bancos e cooperativas de crédito e encontra variação de até 900% em tarifas

Da Redação
[email protected]
O Procon Anápolis realizou uma pesquisa comparativa, entre os dias 23 e 29 de abril, de preços de 28 tipos de tarifas bancárias consideradas prioritárias e 7 modalidades de tarifas incidentes sobre operações com cartões de crédito. A pesquisa abrangeu 5 instituições bancárias e 2 cooperativas de crédito com atuação no município.
Os estabelecimentos visitados foram: Banco Santander, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cooperativa Sicoob e Cooperativa Sicredi.
O Procon orienta que, antes de aderir a qualquer pacote de tarifas, o consumidor tem o direito de receber informações claras, precisas e ostensivas sobre todos os serviços incluídos, suas respectivas funcionalidades e os custos totais envolvidos.
O órgão também orienta que o consumidor avalie se os serviços oferecidos no pacote são compatíveis com suas reais necessidades. Recomenda-se ainda analisar se a gama e a quantidade dos serviços essenciais disponibilizados gratuitamente, por determinação do Banco Central do Brasil, atendem à demanda necessária. Caso positivo, a contratação de um pacote tarifado pode ser dispensável.