Goiânia

Primeiro ônibus articulado 100% elétrico será implantado no Eixo Anhanguera em Goiânia

Ônibus elétrico tem autonomia de 250 quilômetros e é equipado com carregadores de celular e ar-condicionado

O governo de Goiás apresenta, nessa segunda-feira (17), o primeiro dos ônibus 100% elétricos que substituirão a atual frota de veículos do eixo Anhanguera, em Goiânia. O evento acontece às 10 horas, no estacionamento do estádio Serra Dourada.

O ônibus elétrico da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), com fábrica em Campinas, São Paulo, tem autonomia de 250 quilômetros e é equipado com carregadores de celular, ar-condicionado e suspensão pneumática nos eixos. Cada veículo deixa de emitir 110 toneladas de CO2 por ano.

Ônibus elétrico passará por teste

Antes de ser implantado, o veículo vai passar por um período de teste, sem passageiros, em que se avaliará a viabilidade técnica e a economia do ônibus. A expectativa é que 100 unidades entrem em circulação ainda esse semestre para substituir os 86 ônibus do Eixo Anhanguera que estão em circulação há dez anos.

O projeto tem a parceria da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) com o consórcio formado pelas empresas Enel X, Marcopolo e Consórcio HP-ITA (Urbi Mobilidade Urbana) e será implantado através da Metrobus.

GED

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo