Primeiro dia de mutirão para vagas na educação de Aparecida atende 413 pessoas
413 pessoas foram atendidas em primeiro dia de mutirão em para vagas de CMEIs e escolas em Aparecida de Goiânia. A ação é realizada pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). O mutirão de atendimento é voltado para famílias que não estão conseguindo vagas em creches.
“Tem dois anos que tento conseguir uma vaga no CMEI. Sem essa vaga, não posso trabalhar”, explicou. “Desde o ano passado só fico no cadastro reserva”.
O mutirão continuará neste domingo (12/02). As senhas serão distribuídas das 8 às 14 horas. Ação está sendo realizada na unidade da Defensoria em Aparecida de Goiânia, situada na Avenida de Furnas, Setor Araguaia, Aparecida de Goiânia, GO, 74981-145.
Foi criado um canal exclusivo no WhatsApp para que as pessoas interessadas possam tirar dúvidas. Basta entrar em contato pelo número: (62) 98332-0157.
“Está ação concentrada tem o objetivo de fazer a propositura de ações judiciais para garantir às famílias de Aparecida de Goiânia o direito a uma vaga na rede municipal de ensino, seja no ensino fundamental, seja no CMEI”, explicou o defensor público Tairo Batista.
De acordo com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, são mais de 55 mil alunos matriculados em 56 escolas de tempo parcial, cinco escolas de período integral, 33 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 29 entidades conveniadas.
Documentação
No domingo, os atendimentos terão início às 8 horas. Veja quais documentos levar:
- Identidade e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de endereço atualizado (últimos dois meses);
- Comprovante de renda: último contracheque e carteira de trabalho.
Na falta de comprovante de renda, podem provar necessidade econômica:
- Comprovante de recebimento dos valores recebidos por serviços prestados como autônomo;
- Extrato de benefício INSS;
- Extrato de conta bancária dos últimos três meses;
- Três últimas contas de energia ou de água;
- Cartão benefício do Governo (Bolsa Família/ Renda Cidadã);
- Extrato FGTS e PIS;
- Extrato de negativação em órgão de proteção ao crédito (SPC/Serasa);
- Consulta à restituição do Imposto de Renda (caso declare Imposto de Renda, apresentar a declaração completa dos dois últimos exercícios).
Documentos da criança ou adolescente:
- Certidão de Nascimento;
- Nome completo e endereço da instituição (CMEI ou escola) onde pretende a matrícula;
- Cartão de vacina da criança;
- Orçamento completo de duas escolas ou berçários que possam receber a criança em período integral (deve vir o valor do período integral e CNPJ da instituição);
- Protocolo de inscrição feito pela internet ou relatório do Conselho Tutelar;
A Defensoria Pública informou que caso ocorra dificuldade na apresentação de algum dos documentos solicitados, a assistida ou assistido poderá esclarecer durante o atendimento.