Prevenir a Obesidade
Por que pessoas acima do peso correm mais riscos com o coronavirus? Desde o início da pandemia, especialistas de diversas partes do mundo estão investigando os motivos para a obesidade ser tão perigosa aos pacientes que contraem o vírus.
A pandemia do coronavírus se somou a outra epidemia, a de sobrepeso e obesidade. No Brasil, são 56% da população acima do peso. Para complicar a situação, o coronavirus também mata mais quem está com quilos extras, situação comprovada pelos estudos internacionais e realizados no Brasil.
Pessoas com obesidade tendem a ter pressão e glicemia mais elevadas, o que propicia quadros graves da Covid-19. Nós, especialistas do combate a obesidade, deixamos claro aos nossos pacientes que o excesso de peso torna o organismo exposto a inflamação e formação de coágulos, duas situações que agravam o combate ao vírus da Covid-19.
Dados do Ministério da Saúde revelam que a obesidade já é o principal fator de risco nas vítimas da covid-19 com menos de 60 anos – à frente até de problemas respiratórios e cardiológicos. A inflamação natural do obeso se junta à grave situação produzida pela Covid-19, potencializando a produção das citoquinas e agravando o estado de saúde. Para piorar, pessoas com excesso de peso, em geral, têm capacidade pulmonar mais restrita, porque o excesso de gordura abdominal tende a reduzir o volume da caixa torácica. Vários fatores contribuem para o agravamento da infecção no organismo do obeso. Um é a capacidade limitada de produzir proteínas nas células de defesa que inibem a infecção e anticorpos. Além disso, o tecido gorduroso funciona como um reservatório para o vírus, mantendo-o mais tempo no organismo.
Estudos recentes indicam, também, que obesidade faz aumentar os problemas causados pelo Sars-CoV-2 no pulmão.
O mês de outubro é tradicionalmente voltado para discussões sobre a prevenção da Obesidade. Este ano, além de lembramos a importância de combater a obesidade, vamos também discutir o problema agravado pela Covid-19. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica recomenda a continuidade de cirurgias bariátricas nesse período. Além dos problemas que a obesidade causa, ainda temos números cada vez maiores de pacientes obesos que não conseguem sobreviver após contraírem a Covid-19. Portanto, a prevenção será sempre o melhor caminho para adquirirmos qualidade de vida.