O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Anápolis vai além de salvar vidas. Referência estadual em atendimento e qualificada pelo Ministério da Saúde, a equipe criou uma forma diferente e inovadora de mostrar suas habilidades e promover o bem-estar coletivo. É que no dia 19, no Complexo Esportivo Professora Gracinda Maria da Silva acontece a 1ª Olimpíada do Samu – Região Pireneus, das 9h às 17h. O projeto foi todo desenvolvido pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Samu.
Trinta e quatro profissionais estarão envolvidos na competição, que terá 24 atletas de Anápolis e das bases descentralizadas de Alexânia, Cocalzinho, Padre Bernardo e Pirenópolis. As provas são baseadas no cronograma de treinamento oferecido pelo Núcleo de Educação do Samu/Anápolis que ministra cursos de capacitação não só para os municípios da regional, mas também para outras cidades goianas. “É uma competição que vai validar todo esse aprendizado. Serão executadas atividades que compõem o atendimento pré-hospitalar”, destaca a coordenadora do Samu de Anápolis, Eliane Bento Moreira.
Quatro provas serão aplicadas e vão simular o dia a dia da atuação do Samu, como resgate e salvamento de vítimas, principalmente em situações de acidentes; condução de acidentados, dentre outras atividades que compete aos profissionais desse serviço. Para isso serão utilizados os equipamentos do Núcleo de Educação e também figurantes entre os próprios profissionais para simulações.
As equipes competirão de forma simultânea e serão avaliadas por uma banca examinadora composta por fiscais determinados por cada base. Os critérios de avaliação serão habilidade, trabalho em equipe, técnica e tempo para conclusão das tarefas. Haverá medalhas de participação para todos os profissionais, além de troféus e premiações para as três primeiras colocações.
A integração de todos os socorristas de todas as bases das unidades da região Pirineus e a troca de experiência entre eles são os principais objetivos da olimpíada que devem ser realizadas todos os anos. “O evento têm a finalidade de integrar, aperfeiçoar e avaliar a capacidade técnica dos funcionários que trabalham nas ocorrências de urgência e emergência diariamente. A iniciativa também favorece um atendimento de maior qualidade para Anápolis e região”, ressalta o diretor de Urgências e Emergências, Eduardo Sardinha.
Atendimento
O Samu tem como missão prestar atendimento pré-hospitalar de urgência e com excelência à população, e o mais rápido possível. Em Anápolis, o número 192 recebe cerca de cinco mil ligações por mês, que são convertidas em atendimentos à população, seja para orientação, resgate – entre outras situações de urgência e emergência –, quando a pessoa corre risco de morte e/ou possui um agravo traumático ou clínico que requer encaminhamento para o hospital.
Atualmente, a frota do Samu em Anápolis conta com duas ambulâncias de suporte avançado e quatro de suporte básico – totalmente renovadas no início deste ano – além de duas motolâncias. Fazem parte da estrutura a sede com a Central de Regulação, na Avenida JK, e o posto de atendimento, na Vila Jaiara.
A Central de Regulação atende os municípios que compõem a Região Pireneus. Além de Anápolis, fazem parte Alexânia, Abadiânia, Campo Limpo, Gameleira, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, Cocalzinho, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Padre Bernardo e Mimoso de Goiás. Na região, são quase 490 mil habitantes amparados pelo Samu 192.