Prefeitura intensifica fiscalização sobre uso irregular de caçambas de entulho em Goiânia

Da Redação
[email protected]
Manter a cidade limpa vai além de varrer calçadas ou recolher lixo doméstico. Em Goiânia, um dos desafios urbanos tem nome e volume: caçambas de entulho. Apesar de essenciais para obras e reformas, o uso irregular desses equipamentos preocupa a Prefeitura.
Segundo a Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), responsável por fiscalizar o serviço, há regras claras — e não seguir pode sair caro. A capacidade máxima de uma caçamba, por exemplo, é de 10m³. A partir daí, o prazo para retirada é de até 24 horas. “Importante lembrar que é de responsabilidade da prestadora do serviço a limpeza do local”, reforça Francisco Martins, gerente de fiscalização da Sefic.
De janeiro a junho, a Sefic realizou 2.128 fiscalizações em Goiânia. Resultado? 38 caçambas foram apreendidas por irregularidades.
Uma das principais infrações é deixar o equipamento transbordando de entulho. Além disso, as caçambas precisam estar sinalizadas com faixas refletivas e posicionadas corretamente: alinhadas ao meio-fio e com a parte mais baixa voltada para o fluxo de veículos. Quando colocadas na via, devem respeitar os limites do lote — sem ocupar espaço indevido na pista.