Mais de oito mil cidadãos de Anápolis têm contribuído diretamente para a melhoria da segurança em seus bairros. Por meio do projeto Vizinhança Solidária, iniciativa da Prefeitura de Anápolis, os moradores da cidade já se reúnem em mais de 50 grupos de diversas regiões, focados na troca de informações sobre movimentações suspeitas e situações de risco, se utilizando do aplicativo Whatsapp.
De acordo com o diretor do Observatório Municipal de Segurança Pública de Anápolis, Glayson Reis, responsável pela operacionalização do projeto, em alguns locais foi observada redução de mais de 80% nos índices de furtos e roubos. “Várias cidades já adotaram este formato de ação, mas diferente das outras prefeituras, nossa gestão participa ativamente, acompanhando e filtrando as informações para devida tomada de providências”, explica o diretor.
Além de questões relacionadas à segurança, os moradores também utilizam estes grupos para alertar a administração pública sobre assuntos de diversas naturezas, como problemas de infraestrutura. O Observatório monitora os grupos 24 horas por dia e todas as reclamações e informações são analisadas.
Para participar, o cidadão deve se cadastrar junto às associações de moradores nos bairros ou conselhos de segurança, onde serão verificadas previamente suas informações pessoais. “Participo dos grupos desde o início do projeto e acompanho diariamente as informações. Esta ação aproximou as pessoas da gestão, da prefeitura, trouxe mais agilidade na checagem das demandas”, comenta Edna Medeiros, proprietária de uma imobiliária na região da Vila São Joaquim.
Outro comerciante satisfeito é Cristiano Santana, que possui um estabelecimento no Jardim Calixto. Ele explica que a segurança do bairro melhorou muito após a iniciativa, pois facilita o pedido de apoio em situações de risco e inibe a ação de marginais.
A participação efetiva da população na gestão pública é uma das principais diretrizes estabelecida pelo próprio prefeito Roberto Naves desde o início da gestão. “Criar um canal de comunicação direto com a população é simplificar a vida do cidadão, tornando a gestão mais transparente e desburocratizada, ou seja, ganhamos em qualidade de serviço prestado e otimizamos os resultados alcançados”, comenta o prefeito.