A Prefeitura de Goiânia conseguiu reduzir em 86% a quantidade de buracos nas ruas da cidade. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) utilizou a tecnologia da inteligência artificial para mapear irregularidades nas ruas da capital e promovor melhorias.
De acordo com a Seinfra, os locais com maior incidência de buracos foram apontados pelo relatório da Mapzer, empresa responsável pelo mapeamento das vias. Conforme os dados obtidos, o comparativo entre março e abril deste ano apontou redução de 33% nos buracos.
Em números, a quantidade caiu de 65.018 para 43.342. Já no comparativo de abril para maio, a diferença chegou à casa dos 86%, com diminuição de 43.342 para 6.083 ocorrências.
Mapeamento dos buracos
De acordo com o titular da Seinfra, Denes Pereira, o relatório apontou 10 bairros com maior incidência de buracos, na capital: Jardim Novo Mundo, Jardim América, Conjunto Vera Cruz, Parque Amazônia, Setor Pedro Ludovico, Residencial Itaipú, Jardim Balneário Meia Ponte, Jardim Guanabara, Setor Bueno e Parque Atheneu.
Segundo Pereira, o emprego de tecnologia para resoluções na cidade, só ressalta o compromisso da gestão com a criação de uma “cidade inteligente”. “Estamos otimizando os trabalhos com o uso da Inteligência Artificial, já que o prefeito Rogério Cruz é adepto das tecnologias e está preparando Goiânia para ser uma cidade inteligente, a Goiânia do futuro”, afirma.
Denes Pereira explica ainda que o sistema desenvolvido pela Mapzer consegue identificar mais de 30 situações que precisam de intervenção, como bueiros sem tampas, entulhos nas calçadas e falta de sinalização. As câmeras do veículo capturam uma imagem a cada três segundos e as envia para o programa que faz a leitura dos dados, via satélite. “No caso da Seinfra, estamos atuando com base nos relatórios emitidos pela empresa para combater os buracos das ruas da cidade. O sistema registra a ocorrência e encaminha em tempo real para a Seinfra”, acrescenta o titular da Seinfra.