Goiânia

Prefeitura de Goiânia nega ter vacinado a população com doses vencidas

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, 26 mil doses vencidas foram distribuídas em todo o país

A prefeitura de Goiânia informou nesta sexta-feira (2) que o município não aplicou nenhuma vacina da AstraZeneca vencida na população. O assunto veio à tona hoje após uma reportagem do jornal Folha de São Paulo informando que 26 mil doses vencidas em todo o país foram aplicadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), as doses chegam ao município com tempo suficiente para imunizar rapidamente a população, descartando, assim, a possibilidade de aplicação com a data vencida.

“As vacinas chegam do Ministério da Saúde com prazo de validade de aproximadamente dois meses e não ficam guardadas”, diz trecho da nota da prefeitura enviada à imprensa.

As supostas vacinas vencidas da AstraZeneca, segundo a reportagem, teriam sido aplicadas em abril. No antanto, a prefeitura nega e explica ainda que as vacinas quando chegam do Ministério da Saúde ficam no máximo quatro dias antes de serem todas aplicadas.

“A secretaria tem aplicado as doses que recebe em três, quatro dias, e depois chega a ficar sem vacinas no estoque”, destaca ainda trecho da nota.

A vacinação contra a covid-19 em Goiânia atende atualmente pessoas a partir de 44 anos, além das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

Veja a nota da prefeitura na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que não houve aplicação de doses vencidas da vacina AztraZeneca na população, conforme publicado em reportagem na edição desta sexta-feira (2/7) no jornal Folha de S. Paulo. As vacinas chegam do Ministério da Saúde com prazo de validade de aproximadamente dois meses e não ficam guardadas. A secretaria tem aplicado as doses que recebe em três, quatro dias, e depois chega a ficar sem vacinas no estoque. Como Goiânia faz vacinação em locais como drive thru, onde não é possível lançar imediatamente as doses no sistema Conect SUS, os dados são anotados manualmente e depois lançados do sistema. Em alguns casos houve erro neste lançamento posterior, em vez de colocar da data de aplicação, colocaram a data do dia do lançamento. A secretaria garante, portanto, que, em Goiânia, não houve aplicação de doses vencidas em moradores do município.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo