Goiânia

Prefeitura de Goiânia Licita Uso de Drones para Combate à Dengue em Áreas de Difícil Acesso

A Prefeitura de Goiânia anunciou que irá licitar empresas de drones para realizar a pulverização de larvicidas em áreas de difícil acesso no combate ao mosquito transmissor da dengue. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira (10), por meio de uma nota oficial.

De acordo com a SMS, a estratégia será a combinação do trabalho dos agentes de saúde, que usarão inseticidas no combate ao mosquito adulto, com a atuação dos drones, que serão responsáveis pela aplicação de larvicidas em locais de difícil acesso, como telhados, carros abandonados e áreas com água acumulada. Esses pontos são críticos para o desenvolvimento das larvas do mosquito, que é o vetor da dengue.

A pasta também informou que estudos estão em andamento para o uso dos drones e que o cronograma de chamamento das empresas para a licitação já está em fase de elaboração. Assim que a empresa vencedora for contratada, os trabalhos serão realizados de forma conjunta com os agentes de endemias do município.

Em 2024, Goiás registrou um número alarmante de 318,3 mil casos de dengue e 426 óbitos, sendo 64 apenas na capital. Este ano, já foram 150 confirmações da doença, com duas mortes em investigação, uma delas em Goiânia.

A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que o uso de drones para o combate à dengue será feito de forma emergencial, respaldado pelos Decretos de Calamidade Pública e Emergencial relacionados à doença. O objetivo é ampliar a eficiência no controle da epidemia e alcançar áreas onde os métodos tradicionais de combate não conseguem chegar.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo