Goiânia

Prefeitura de Goiânia lança Campanha Maio Amarelo nesta segunda-feira (6/5)

Da Redação
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A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade, lança oficialmente nesta segunda- feira (6/5), às 8h, na Avenida Tocantins com a Rua 3, no Centro, a Campanha Maio Amarelo 2024. Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a pasta irá trabalhar quatro importantes eixos neste mês de campanha. Nesta primeira semana, será excesso de velocidade que lidera o ranking das infrações mais cometidas pelos usuários da via pública.O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, explica que os temas que serão trabalhados são recorrentes nas vias da cidade. “Nossas equipes sentaram e alinharam a campanha que será completamente voltada ao diálogo direto com os condutores da nossa cidade. Todos esses temas que serão levados às ruas são causas de sinistros de trânsito e nosso papel é alertar o condutor e trabalhar na preservação da vida. Por isso, toda segunda-feira abriremos com um assunto diferente dentro da realidade de Goiânia”, explica o titular da pasta.
Nos últimos dois anos as multas por excesso de velocidade chegaram a quase meio milhão na capital, 469.266 em 2022, 441.281 em 2023 e 164.976 até o dia 15 de abril deste ano, todas registradas por meio de equipamento eletrônico. Um dos motivos apontados é a falta de planejamento, já que muitas vezes a pessoa sai atrasada para o compromisso e quer tirar esse atraso no acelerador. E culminado a isso, tem o fato do motorista não optar por rotas que favoreçam o deslocamento, seguindo o mesmo trajeto, sem a rota alternativa.
Marcelo Torrubia aponta que um dos motivos para que o condutor transite acima da velocidade permitida é a falta de planejamento no horário de saída. “Muitas vezes a pessoa sai atrasada para o compromisso e quer tirar esse atraso no acelerador. E culminado a isso, tem o fato do motorista não optar por rotas que favoreçam o deslocamento, seguindo o mesmo trajeto, sem a rota alternativa”, explica.
Marcelo destaca ainda que a falta de condição de avaliação dos riscos que essa postura no trânsito pode acarretar. “O condutor tem a certeza que tem o controle total do veículo e poderá reduzir a qualquer momento, e isso é algo que não acontece. Isso acaba culminando no número de infrações e acidentes graves ocorrendo sinistro de trânsito”, diz.
Todas as infrações desse tipo são registradas em vias sinalizadas verticalmente, horizontalmente e com equipamentos eletrônicos; semáforos e redutores de velocidade. “Não há autuações em ruas sem sinalização. O controle da gestão de velocidade é feito por equipamento eletrônico. Não basta sinalizar a via, o condutor tem que ter consciência ao volante”, afirma.
“Essa é uma oportunidade de mais uma vez dialogamos com os motoristas sobre os riscos de alta velocidade nas ruas de Goiânia que possuem um grande fluxo de pedestres. Nossa campanha será direta e humanizada para levar o condutor à reflexão sobre os riscos desse tipo de comportamento”, finaliza.

Zona 40, exemplo de sucesso

Implantada no dia 26 de fevereiro de 2016 no Centro da Capital, a Zona 40 mostrou-se eficaz na redução de acidentes e mortes, já que desde então, apenas um óbito foi registrado devido o desrespeito a velocidade da via. Estudos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e do New York City Department Of Transportation apontam que quando um pedestre é atropelado a 60km/h a chance de ser fatal é de 98% enquanto se o acidente ocorrer a 40km/h essa porcentagem cai para 35%.

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