Da Redação
[email protected]
A partir da próxima terça-feira (14), Goiânia começará a implantar a conversão à direita com sinal fechado em alguns cruzamentos da cidade, como parte de um esforço para melhorar a fluidez do trânsito. As intervenções iniciais, previstas para 15 pontos, incluem os cruzamentos da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América; Avenida Pires Fernandes com a Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; Avenida Independência com a Rua do Contorno, no Centro; e Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.
A conversão à direita, uma inovação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) introduzida pela Lei nº 14.071/20, permite que os motoristas façam a manobra mesmo com o semáforo vermelho, desde que haja sinalização específica, garantindo segurança para motoristas e pedestres. A medida já foi adotada em outras vias da cidade, como nos cruzamentos da Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares e da Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste.
Segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), a escolha dos cruzamentos foi baseada em estudos de tráfego que identificaram pontos com condições ideais para a implementação da conversão à direita. Para garantir a adaptação dos motoristas e a segurança dos pedestres, equipes da SET estarão presentes nos primeiros 30 dias de implantação.
Além da medida de conversão à direita, o prefeito Sandro Mabel destaca que, dentro do novo plano de mobilidade, a cidade busca promover um trânsito mais organizado e seguro, respeitando a prioridade dos pedestres. A SET reforça que os motoristas devem reduzir a velocidade durante a manobra, respeitar os sinais luminosos e garantir a travessia segura de ciclistas.
A conversão à direita visa trazer uma série de benefícios, como o aumento da fluidez do trânsito, a redução do tempo de viagem e a diminuição do consumo de combustível e das emissões de poluentes, especialmente em horários de pico. Além disso, a medida também pode contribuir para a redução dos congestionamentos locais e melhorar a circulação de ônibus.
A implantação da conversão à direita é apenas uma das ações do programa de mobilidade que inclui outras intervenções, como a desobstrução de vias arteriais, a permissão para motociclistas circularem nos corredores de ônibus e a implementação de medidas para tornar o transporte mais eficiente e sustentável.
A SET também está promovendo campanhas educativas e de fiscalização para garantir o respeito à faixa de pedestres e à segurança dos deslocamentos a pé na cidade.