Goiânia

Prefeitura de Goiânia amplia teste do olhinho para Centros de Saúde da Família

Além de maternidades municipais, o serviço é oferecido em 59 unidades que realizam o exame mediante encaminhamento, feito pelo médico durante a primeira consulta do bebê.

A Prefeitura de Goiânia aumentou os locais para realizar o teste de olhinho para bebês recém-nascidos. O atendimento deixa de ser feito somente nas maternidades e passa a ser realizado também em todos os Centros de Saúde da Família (CSF) na primeira consulta da criança após o nascimento. Ao todo, 62 locais realizam o exame.

O teste pode ser feito na Maternidade Célia Câmara, Nascer Cidadão e Dona Irís e também nos 59 centros de saúde mediante encaminhamento, feito pelo médico durante a primeira consulta do bebê. Segundo o órgão, os CSF’s têm ao menos um médico capacitado para realizar o teste, também conhecido como teste do reflexo vermelho.

A distribuição e instalação dos oftalmoscópios, aparelhos usados na execução do procedimento, já foram realizadas. O serviço começou na última segunda-feira (9).

Em média, são cerca de 1,6 mil bebês que nascem por mês na rede pública do município. De acordo com a prefeitura, antes da ampliação, a criança realizava o teste somente na maternidade e se precisasse fazer posteriormente teria uma certa “dificuldade” nas unidades.

Importância do Teste do Olhinho

A Secretaria Municipal de Saúde disse que o Teste do Olhinho é realizado para diagnosticar possíveis alterações nos olhos ou doenças oculares. As principais patologias detectadas são catarata congênita, o glaucoma e o retinoblastoma, um tipo de tumor ocular mais prevalente na infância.

Segundo a pasta, o exame é rápido, simples e indolor. Em caso de teste alterado, o bebê é encaminhado, o mais precocemente possível, para uma consulta com oftalmologista pediátrico.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo