Aparecida de Goiânia

Prefeitura de Aparecida aplica 20 mil doses de diferentes vacinas em uma semana

A gestão municipal realizou campanha de intensificação da com a abertura de postos em unidades de saúde, shoppings e escolas

A prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou esforço concentrado para aplicação de diferentes vacinas e chegou à marca de 19,8 mil doses em uma semana. Entre 12 a 19 de fevereiro, a gestão abriu postos em unidades de saúde, shoppings e escolas. Na sexta e sábado, 18 e 19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) finalizou a força-tarefa.

Somente nos dias 12 e 13 de fevereiro, os agentes de saúde aplicaram 4.578 doses; já nos dias 18 e 19, aplicaram 4.017 doses.

“Milhares de crianças e adultos aproveitaram a oportunidade e, ao final, superamos as expectativas. Agora, seguimos com a vacinação de segunda a sexta, em 34 postos fixos, e aos sábados, na Central. Esse trabalho é contínuo e muito importante para a proteção da coletividade”, explica a coordenadora de imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Vacinas disponíveis

Nos 34 postos de fixos de imunização da cidade, a população pode receber todas as vacinas de rotina, que incluem proteção contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, HPV e pneumonia. Para receber qualquer um desses imunizantes é necessário apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. As vacinas são gratuitas.

Vacinação contra a covid-19

Nos 34 postos fixos também estão disponíveis vacinas contra a covid-19 para adolescentes e adultos, seja primeira dose, segunda ou o reforço. Qualquer morador acima de 12 anos pode receber a primeira dose do imunizante nesses locais, que funcionam sem necessidade de agendamento. A primeira dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade OU certidão de nascimento e cartão SUS OU CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade OU certidão de nascimento, CPF OU Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo