
Após críticas, administração municipal garante que decoração natalina tradicional será mantida e anuncia projeto de descentralização para outras regiões da capital.
Após o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) afirmar, na segunda-feira (13), que o tradicional túnel de luzes da Praça Tamandaré não seria montado neste ano, a Prefeitura de Goiânia confirmou nesta terça-feira (15) que a decoração no local está mantida. A repercussão da fala foi imediata e gerou uma série de críticas de moradores e comerciantes, que consideram o túnel um dos principais símbolos do Natal na capital.
Em nota enviada à imprensa, a administração municipal informou que está desenvolvendo um projeto de descentralização da decoração natalina, com o objetivo de levar as luzes e eventos para todas as regiões de Goiânia. Apesar da ampliação, os pontos tradicionais, como a Praça Tamandaré, continuarão recebendo iluminação especial.
Novo modelo de Natal em Goiânia
A declaração inicial do prefeito ocorreu durante o lançamento do Natal do Bem 2025, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Na ocasião, Mabel afirmou que o plano é espalhar a decoração por 14 locais diferentes da cidade, tornando a celebração mais acessível à população dos bairros.
“A Praça Tamandaré eu acho que não terá o túnel. Nós vamos mudar o túnel de lugar. A prefeitura está se programando para fazermos 14 praças em Goiânia desta vez. É um primeiro ano muito difícil, mas nós queremos levar o Natal para os bairros”, disse o prefeito, em entrevista à TV Anhanguera.
Segundo ele, mesmo com o novo modelo, a Praça Tamandaré deverá continuar recebendo atividades natalinas, embora o ponto principal da decoração ainda esteja em estudo.
Símbolo natalino há mais de três décadas
Com 180 metros de comprimento e 23 metros de largura, o túnel de luzes da Praça Tamandaré é considerado um marco do Natal goianiense há mais de 30 anos. A estrutura é composta por mais de meio milhão de microlâmpadas de LED, que formam um dos cenários mais visitados e fotografados da cidade durante o fim de ano.
Todos os anos, milhares de pessoas passam pelo local para apreciar o espetáculo de luzes e a decoração temática, que transformam a praça em um dos principais pontos turísticos da temporada natalina.
Apesar da confirmação de que o túnel será mantido, detalhes sobre a montagem, data de inauguração e cronograma das luzes ainda não foram divulgados pela prefeitura.