Cidades

Prefeitura apresenta novos caminhões e equipamentos da Comurg

Solenidade será realizada às 9 horas, na área externa do Paço Municipal

A Prefeitura de Goiânia apresenta nesta quinta-feira (6/8), às 9 horas, na área externa do Paço Municipal, os novos caminhões compactadores, maquinários e equipamentos adquiridos para aprimorar a execução das atividades de coleta, limpeza pública e urbanização da Capital.

São 49 caminhões específicos para a coleta de resíduos orgânicos, 200 roçadeiras costais, 40 sopradores, 70 motosserras, 10 moto-podas. Também serão apresentados os novos veículos de apoio como vans, pick-ups, motocicletas e maquinários como tratores com pneu e esteira, retroescavadeira, mini-retroecavadeira, pá-carregadeira, caminhão cesto aéreo, carretas, motoniveladora, patrol, retroescavadeira com desbrocador, dentre outros adquiridos via contrato de locação com empresas terceirizadas.

A renovação de toda frota da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) é um compromisso do Prefeito Iris Rezende e faz parte do conjunto de medidas que ele vem implantando para melhorar a qualidade de vida na cidade.

Segundo o Prefeito, o investimento permite ganho de produtividade no serviço, mais rapidez, facilidade e segurança aos servidores e operadores. “A renovação de toda frota da Companhia é um marco histórico na Companhia que vai ampliar a eficiência dos serviços prestados à população, além de garantir mais conforto e bem-estar aos servidores e colaboradores do órgão”, afirmou o Prefeito.

 

Caminhões

Os caminhões foram adquiridos pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e repassados à Companhia de Urbanização via aporte de Capital. Com os novos veículos, a Comurg passa a contar com uma frota nova de caminhões compactadores, gerando uma economia de R$1 milhão de reais por mês com locação, mais R$300.000 mil com manutenção.

O presidente da Companhia, Aristóteles de Paula, explicou que os caminhões modelo Mercedes-Benz Atego 1729, foi desenvolvido para esta atividade, é o que há de mais moderno no mercado e estão se tornando tendência entre as empresas de coleta de resíduos em todo o País. “Eles contam com transmissões totalmente automáticas eliminando os desgastes que a Companhia mantinha com câmbio, embreagem e diferencial dos caminhões com câmbio manual”, completou.

Os veículos possuem compartimento de 15 metros cúbicos e 19 metros cúbicos, capazes de recolher até sete toneladas e 12 toneladas, respectivamente. Também são equipados com rastreadores, que permitem o monitoramento da coleta. “Com essa aquisição Goiânia se destaca entre as cidades do País ao realizar a coleta de lixo com uma frota 100% automatizada”, destacou o Prefeito Iris Rezende.

Aristóteles de Paula completou que os novos caminhões vão somar aos 40 caminhões que a Companhia já possuía e que estão aptos a serem utilizados. Alguns foram adaptados para o uso na coleta de galhadas, outros em guincho e um para a coleta hospitalar. Outros ficarão na reserva para não haver falhas no cumprimento dos circuitos da coleta diária da cidade.

 

Agilidade

Toda frota de veículos e maquinários estão aptos a serem utilizados e entrarão em funcionamento a partir desta quinta-feira,6. O objetivo do prefeito Iris Rezende é aperfeiçoar as atividades de limpeza pública, garantindo mais agilidade e qualidade.

Por mês são recolhidos uma média de 36 mil toneladas de lixo orgânico e duas mil toneladas de seletivo. Os entulhos recolhidos nas vias públicas somam mais de 60 toneladas.  Além disso, a Companhia executa poda de árvore, grama, roçagem, limpeza de córregos, áreas públicas e particulares mediantes a auto de infração.

A Comurg também é responsável pela pintura de meio fio, manutenção e plantio das praças e canteiros públicos e outras atividades relacionadas a urbanização, limpeza e paisagismo. São mais seis mil servidores envolvidos diariamente nas atividades que deixam as vias de Goiânia mais limpas e ordenadas.  Fonte: Hacksa Oliveira, da editoria de Urbanização / Foto: Luciano Magalhães

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo