Prefeitura aplica segunda dose em maiores de 76 nesta segunda, 5
Atendimento ocorre nos 25 postos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que segue com a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac em idosos a partir de 76 anos na segunda-feira (5/4).
Goiânia recebeu no sábado (3/4), 24 mil doses da vacina Coronavac. O atendimento ocorre na segunda-feira, das 8h às 17h, em 21 pontos fixos e 4 drive thru.
O atendimento para pedestres nos 21 pontos fixos (13 unidades de saúde, 7 escolas municipais e no Espaço Sinta-se Bem Unimed) obedece a agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. A agenda para segunda-feira, 5/4, já está disponível.
O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, chama a atenção para a importância do agendamento. “O agendamento garante atendimento na hora marcada, ninguém precisa levantar de madrugada e ficar em fila e ainda evita aglomeração, garantindo assim uma vacinação segura para todos”.
Os quatro pontos drive thru, por sua vez, atendem demanda espontânea, também na segunda-feira. Nas duas modalidades, o horário de atendimento é o mesmo, ou seja, das 8h às 17h.
Os endereços de cada posto podem ser visualizados pelo link: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/
Durval Pedroso também alerta para a importância da segunda dose, uma vez que o esquema vacinal completo amplia a resposta do sistema imunológico contra o vírus.
“Estudos científicos já demonstraram que a aplicação da segunda dose deixa as pessoas completamente protegidas contra casos greves da doença, daí a importância de todos que estão no cronograma irem aos postos de vacinação”, conclui.
A secretária executiva da SMS, Luana Cássia Ribeiro, orienta quanto ao prazo prescrito no cartão de vacinação. “Cada laboratório contém seu aprazamento, essencial para a eficácia do imunizante. Por isso, o paciente precisa seguir o indicado em seu cartão de vacina, ou seja, a data correspondente à aplicação da dose reforço”, explica.
Para se vacinar o idoso precisa apresentar documentos pessoais com foto e comprovante de endereço de Goiânia. O cronograma para aplicação da segunda dose, tecnicamente chamada de D2, segue ao longo desta semana.
Sirlene Mendonça e Luciana Gomides, editoria de Saúde