As aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino (RME) estão suspensas desde 17 de março, mas além de ações formativas, pedagógicas e administrativas, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) segue ampliando o atendimento à comunidade escolar. Até agora, foram implantadas, 3425 vagas, além do andamento de 12 obras em licitação e instalação das salas modulares em instituições de toda a capital.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), a atual gestão avançou, de forma considerável, as obras de construção dos novos centros municipais de Educação Infantil (Cmei). Nenhuma delas foi paralisada durante a quarentena em virtude da pandemia de Covid-19. Ao todo, 11 obras foram licitadas no final do último ano e tiveram ordem de serviço assinada para o início da construção das unidades.
As obras apresentam alta porcentagem de construção, a maior parte com previsão de entrega para até outubro deste ano. O planejamento inclui o Cmei Buena Vista 3, Cmei Jardins do Cerrado 4, Cmei Grande Retiro, Cmei Center Ville, Cmei Residencial Mendanha, Cmei Parque Atheneu 2 e Cmei Vila Santa Helena. As demais (Cmeis Jardim Real, Barravento e Solar Ville) também seguem a todo o vapor e devem ser finalizadas até o final deste ano.
Alcione Alves reside próximo ao Cmei Vila Santa Helena e não esconde a alegria em vê-lo ser retomado, tamanha sua importância para a região. A finalização do Cmei favorece especialmente as mães que necessitam de lugar apropriado para deixar os filhos em segurança. “Se o prefeito falou que vai concluir, eu acredito que em breve o Cmei vai ser entregue para nós, moradores da Vila Santa Helena”, comemora. A vizinha também fala da expectativa para conseguir vaga para os filhos.
Maria Carolina Fellows mora em frente à unidade, tem uma filha de dois anos e está grávida. “Acredito que, quando for a época certa, vou ter a oportunidade de deixar meus filhos nesse Cmei, bem pertinho de casa, e isso é ótimo”, celebra. Feito que é comemorado também pela própria gestão. Marcelo Costa, secretário municipal de Educação e Esporte, frisa o que o término das 11 obras simboliza para a comunidade goianiense.
Segundo ele, “é uma satisfação colocar, à disposição da comunidade, pelo menos mais 1.500 vagas na Educação Infantil, sempre em regiões de alta demanda, somente com essas obras. Cumprimos o compromisso de cada vez mais reduzir as filas de espera por vagas em Cmei”, declara. Contudo, não basta ampliar o atendimento, mas fazê-lo com qualidade.
As instituições de Educação Infantil ofertam socialização e planejamento pedagógico, preparando a criança para a alfabetização. Assim, o ensino infantil municipal se difere de outras regiões e é um dos mais avançados do país.
As obras que contemplam a Educação no município de Goiânia compreendem, ainda, a grande reforma da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, na qual foram iniciadas as obras no mês de junho de 2020 e tem previsão de entrega também para outubro deste ano.
Implantação de salas modulares
Goiânia inova ao adotar as salas modulares como método rápido e seguro que possibilitou ampliar o atendimento em escolas e Cmei da capital. Os módulos possuem o que há de mais moderno em tecnologia de construção, além de uma opção confortável e de baixo custo, alternativa mais que viável para redução das listas de espera. A primeira instituição a receber as salas modulares foi a Escola Municipal Antônia Maranhão do Amaral, em 2018.
A implantação veio como solução imediata para o atendimento urgente à demanda apresentada pela comunidade. Desde então, mais de 52 salas já foram instaladas em instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A adoção do método possibilitou que, em 2019, fosse zerada a fila de espera na faixa etária de três anos de idade em duas regiões de Goiânia. O Cmei Jardim Guanabara III, na Região Norte, está entre as instituições onde também foram implantadas salas modulares.
Na unidade, foram instalados dois módulos, abrindo 40 novas vagas em período integral. A diretora da instituição, Júlia Grazielli Silva, afirma que, com a chegada dos módulos, “pudemos garantir, às nossas crianças, o direito de conviver, brincar e ser inseridas nas práticas pedagógicas desenvolvidas por profissionais qualificados”. Mais 100 salas modulares devem ainda ser alocadas em instituições de toda a cidade, aumentando a quantidade de vagas oferecidas a população.
“Isso aumenta significativamente o atendimento pedagógico e estrutural para os alunos de nossa capital. Seguimos mais fortes em firmar a Educação pública de qualidade que Goiânia merece”, declara Marcelo Costa. Fonte: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte / Fotos: Luiz Fernando Hidalgo