GoiâniaGoiâniaMais lidas

Prefeito Rogério Cruz anuncia detectores de metais e botões de pânico em escolas de Goiânia

Força-tarefa conta com 800 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), 105 viaturas, unidade de cães farejadores e equipes de inteligência

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), anunciou uma série de medidas para garantir a segurança na rede municipal de ensino.

Cruz determinou o uso de detectores de metais nas portarias das unidades e autorizou a inspeção de mochilas em busca de objetos que possam colocar em risco a comunidade educacional.
A Operação Escolas Sem Violência será coordenada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), e deve contar com estrutura de 800 agentes, 105 viaturas, unidade de cães farejadores e equipes de inteligência que acompanham a entrada e saída dos alunos.

“Nós estamos aqui para anunciar a todos os pais, aos professores e às famílias goianienses que já estamos em ação para garantir a segurança das nossas crianças nas escolas municipais e Cmeis. Adotamos medidas necessárias para que todos tenham um ambiente saudável e harmônico para aprender e se desenvolver como cidadãos”, afirma o prefeito.

A Operação Escolas Sem Violência iniciou, em formato piloto, no último dia 5 de abril. A Guarda Civil Metropolitana destinou um contingente de 800 agentes e 105 viaturas para acompanhar a entrada e saída dos alunos das unidades de ensino.

O Grupo de Operações com Cães (GOK-K9) também está em ação para identificar indivíduos em posse de armas de fogo e drogas. Grupos de inteligência da corporação também atuam nas imediações das escolas e acompanhando as redes sociais para identificar possíveis ameaças.

A GCM também percorre as unidades de ensino da rede municipal com o programa Anjos da Guarda, em que agentes realizam palestras lúdicas focadas no combate à prática de bullying. O termo em inglês é utilizado para descrever atos sistemáticos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressões físicas de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo.

O prefeito também destacou o papel dos pais no combate à violência nas escolas e pediu para que verifiquem o material escolar que os filhos levam para sala de aula.

“É importante que os pais observem o que levam na mochila, que conversem com eles, isso ajuda muito na parte psicológica. Sabemos que muitas crianças estão com medo, assustadas”, destaca.

Leia a edição impresso digital

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo