Prefeito de São Domingos é afastado durante operação do MP
Órgão cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e apura fraude na licitação de uma empresa contratada para realizar a limpeza urbana no município Postado em: 04-05-2023 às 08h39

Cleiton Gonçalves Martins (PL), prefeito de São Domingos, foi afastado do cargo durante operação do Ministério Público de Goiás (MPGO) por determinação da Justiça. A ação realizada na manhã de quarta-feira (3) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e apura fraude na licitação de uma empresa contratada para realizar a limpeza urbana no município.
Além do prefeito, são suspeitos dos crimes de dispensa de licitação fora das hipóteses legais, fraude a procedimentos licitatórios, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa um servidor do município e um empresário. Os mandados foram expedidos pelo desembargador José Paganucci Jr., a pedido do MPGO.
Segundo o MP, o gestor da cidade que fica a 642 km de Goiânia está está proibido de frequentar a prefeitura. Da mesma forma, a empresa suspeita do esquema e seu proprietário não podem contratar com o poder público. Além disso, houve bloqueio bens dos investigados em R$ 8,4 milhões.
Ainda de acordo com o Ministério Público, a empresa teve contrato no primeiro dia de mandato de São Domingos, em janeiro 2017, e presta o serviço de limpeza urbana até o momento. Contudo, tiveram dispensas de licitação no período com 18 aditivos (alteração contratual) para mantê-la.
O Jornal O Hoje solicitou uma posição da prefeitura por e-mail, mas não teve retorno até o fechamento. Esta matéria poderá ser atualizada.
Fonte: Por: Francisco Costa – O Hoje