Economia & Negócios

Preços de Gasolina, Diesel e Gás de cozinha sobem devido ao aumento do ICMS

Os consumidores brasileiros sentirão o impacto no bolso a partir da ultima quinta-feira (1º de fevereiro), com o aumento dos preços da gasolina, do óleo diesel e do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha. O reajuste é resultado do aumento das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), decidido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em outubro do ano passado.
A maior alta será aplicada ao gás de cozinha, com um aumento de R$ 0,16 por quilo. Considerando que o botijão padrão possui 13 kg, o custo do gás de cozinha deve subir em R$ 2,03, representando um aumento de 2%.
A medida visa o reequilíbrio das contas estaduais, uma vez que as alíquotas do ICMS são responsáveis pela maior parte da carga tributária sobre combustíveis e derivados de petróleo. Os reajustes, aprovados em outubro de 2023, agora entram em vigor, impactando diretamente os consumidores que já enfrentam os efeitos da elevação dos preços dos combustíveis.
A gasolina e o óleo diesel também terão seus preços ajustados, refletindo as mudanças nas alíquotas do ICMS. Os consumidores devem estar atentos às novas tabelas de preços e preparar-se para um impacto adicional nos gastos cotidianos. A discussão em torno da tributação sobre os combustíveis tem sido um tema sensível, pois afeta diretamente a inflação e o poder de compra da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo