Em visita a Novo Gama neste domingo, o candidato a governador Daniel Vilela (MDB) ouviu diversos elogios às sua proposta de revigorar a rede de proteção social do Estado, ampliando os atuais programas com ações de reforço alimentar, como o programa do pão e do leite, e pagando a tarifa de água e luz para quem consome até 5 mil litros e 50 kWh por mês, respectivamente. “Quem conhece realidades duras como a que observamos aqui no Entorno compreende imediatamente a necessidade do Estado amparar neste momento as famílias mais carentes, até que consigam uma porta de saída, por meio de programas de qualificação e geração de empregos”, afirmou Daniel durante visita à Feira do Pedregal, uma das maiores do Estado.
“Daniel, eu vi a sua proposta de ajudar as famílias carentes e você está certinho, tem que ajudar. Aqui não tá tendo emprego pra ninguém e tem muita criança passando fome de verdade”, disse a feirante Marli Tereza ao encontrar com o candidato. Ela vende roupa na Feira do Pedregal e disse que, embora ganhe “uns trocados que dá pra viver”, a maioria das suas vizinhas não tem condições de oferecer alimentação digna para seus filhos.
“Os efeitos da crise econômica que varreu o País nos últimos anos ainda penalizam muito as famílias de menor renda. E elas não podem esperar até a economia do País engrenar de vez para ter acesso ao mínimo para sua subsistência”, afirmou Daniel. O emedebista lembrou que os programas de isenção de tarifa de água e luz e o do pão e do leite já foram adotados com sucesso em outros momentos em Goiás, o que comprova que são viáveis. Vários outros feirantes e consumidores que conversaram com o candidato manifestaram sua aprovação às propostas apresentadas na área social, além de pedirem mais investimentos em infraestrutura na região.
Daniel também falou sobre a outra ponta que complementa as ações na área social, que é o ensino de qualidade, a qualificação profissional e a geração de empregos, o que visa possibilitar que essas famílias logo possam deixar de serem assistidas pelo Estado. O candidato prometeu colocar para funcionar de forma adequada os Itegos inaugurados recentemente, como o de Santo Antônio do Descoberto, que está fechado há quase um ano, e afirmou que vai adotar uma política agressiva de incentivos fiscais para industrializar o Entorno do DF.
“Aqui temos uma localização privilegiada, próxima a dois grandes centros consumidores (Brasília e Goiânia), e podemos criar pólos industriais nos municípios para atrair novos investimentos”, disse, citando o modelo de Aparecida de Goiânia, que colocou o município como um dos destaques nacional na geração de emprego nos últimos anos. Daniel percorreu a Feira do Pedregal por mais de uma hora, acompanhado do candidato a deputado estadual Afrânio Pimentel e os vereadores Celso Carvalho e Cláudio Big Lar, ambos do MDB.