Goiânia

Políticas esportivas e culturais da Prefeitura melhoram qualidade de vida em Goiânia

Promover e garantir o bem-estar de todos os goianienses é um dos propósitos da gestão do prefeito Rogério Cruz. Por isso, desde 2021, a Prefeitura de Goiânia investe em iniciativas no âmbito do lazer, esporte e cultura como entregas de parques e praças, academias ao ar livre e realização de eventos gratuitos.

“Com dedicação e compromisso, nossa administração está empenhada em fortalecer os espaços públicos e proporcionar ambientes saudáveis e acolhedores para promover o bem-estar de todos os cidadãos”, afirma o prefeito Rogério.

Praças e parques

Desde o início da gestão, o prefeito Rogério revitalizou 415 praças e construiu 59. O trabalho é desenvolvido pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e visa resgatar o convívio social nas áreas verdes e públicas da Capital. O conjunto de ações inclui o monitoramento, limpeza, plantio, pintura, iluminação, implantação de calçadas com piso tátil, equipamentos de ginástica, bancos de madeira, lixeiras e brinquedos.

Ao priorizar o bem-estar da população, a gestão do prefeito Rogério inclui a preocupação com os animais. Por isso, as praças revitalizadas e construídas recebem pet places, áreas de convivência para animais de estimação e seus tutores. No total, mais de 66 pet places já foram instalados.

Os equipamentos são confeccionados na serralheria da Companhia, que também é responsável pela instalação dos parquinhos dos animais. Eles são forrados com areia e cercados com alambrados, possibilitando que os bichos fiquem soltos sem as guias em total segurança.

“Nosso objetivo é garantir a qualidade de vida de todas as pessoas e também dos animais. Queremos inaugurar cada vez mais academias ao ar livre, novos espaços exclusivos para cães e gatos, além de mais abrigos para corujas urbanas. O cuidado com a cidade também passa pela atenção com os animais que vivem aqui conosco”, ressalta Rogério.

Assim como as praças, a inauguração de parques é uma das ações realizadas pela gestão do Prefeito Rogério para aprimorar a qualidade de vida da população. A atual administração já entregou sete, como o Parque Municipal Marcos Antônio Machado, localizado no Residencial Vale do Araguaia, o último inaugurado em novembro deste ano. A unidade ambiental conta com área de 11 mil metros quadrados, possui pista de caminhada, playground, academia ao ar livre, pista de ginástica, pet place e relógio solar.

O prefeito Rogério inaugurou outros seis parques públicos: Buritis Sebastião Júlio Aguiar, duas etapas do Leonardo Peixoto, Antônio Wagno Codó (Parque das Flores), segunda etapa do Sargento David Luiz (Vera Cruz II) e Rio Jordão. Em março deste ano, Rogério entregou ainda a reestruturação do Parque Itatiaia para a comunidade da Região Norte.

Academias

Os espaços públicos de Goiânia oferecem boas opções para a prática de atividades físicas. Desde o início da gestão do prefeito Rogério, 122 espaços públicos da Capital ganharam academias ao ar livre, com aparelhos de musculação instalados e mantidos pela Comurg.

As academias ao ar livre são seguras, eficientes e de uso intuitivo. Cada kit é composto por oito aparelhos: caminhada individual, cavalgada individual, espaldar, esqui individual, pressão de pernas, remada sentada, rotação diagonal e surf com pressão de pernas. O público-alvo são pessoas acima de 12 anos de idade, preferencialmente idosos.

A gestão atual também é responsável pela primeira academia ao ar livre com aparelhos adaptados para pessoas com deficiência física de Goiânia. A plataforma foi instalada em agosto deste ano, pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) no canteiro da Alameda João Elias Silva Caldas, onde funcionava o Terminal Isidória provisório, no Setor Pedro Ludovico.

A academia conta com quatro aparelhos convencionais e quatro inclusivos, destinados a cadeirantes. Os equipamentos são de fácil manuseio e possuem instruções afixadas, de modo a orientar o usuário na execução correta de cada exercício.

Cultura

Investimentos no setor cultural são uma das marcas da gestão do prefeito Rogério, por meio da realização de projetos, ações, festivais e eventos sempre de forma gratuita, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Após dois anos de paralisação do calendário de eventos devido à pandemia de Covid-19, a administração realizou a Retomada Cultural, ampliando esforços para que as agendas de eventos culturais fossem retomadas com segurança.

Com objetivo de democratizar a arte e a cultura, o Calendário Cultural 2023, lançado no início do ano pela Prefeitura de Goiânia, inclui atrações tradicionais, como Chorinho, Festival Goiânia em Cena, Canto de Ouro, FestCine e concertos da Orquestra.

A atual gestão também criou novas iniciativas como Tenda Cultural, Festival Goiânia Humor em Cena, Festival de Teatro Popular, Festival de Música e Riso, Goiânia Arte em Door, Palco Aberto, Semana da Cultura Hip Hop, Tributos na Estação, Goiânia Homenageia Grandes Nomes e Goiânia In Cosmos Festival.

Durante o mês de outubro, em comemoração aos 90 anos de Goiânia, a Prefeitura realizou o circuito cultural para movimentar todas as regiões da cidade com shows de artistas de projeção nacional, além de abrir o palco a artistas regionais. “Para além dos shows de artistas nacionais, nossos palcos são democráticos e abertos a todos que produzem arte. Goiânia chegou a 90 anos com um olhar voltado para o futuro, investindo em infraestrutura e valorizando a cultura”, afirma o prefeito Rogério.

A programação organizada pela Prefeitura de Goiânia para o aniversário de 90 da cidade incluiu shows de Leonardo, Gian & Giovani, Rio Negro & Solimões, Guilherme & Santiago, Amado Batista, Di Paullo e Paulino, Leo Magalhães, Ira! e Casa Worship. As apresentações aconteceram em bairros como o Setor Recanto das Minas Gerais, Parque Atheneu, Morada do Sol, Vila Mutirão, Bairro Goyá, Jardim América e Centro.

Esportes

Para além das quadras de esportes, campos society e demais equipamentos a disposição em espaços públicos como as praças, a Prefeitura investe e incentiva eventos esportivos em todas as regiões da cidade. Em agosto deste ano, o prefeito Rogério lançou o programa Esporte nos Bairros 2.0, que ampliou de 13 para 26 os locais que oferecem aulas esportivas gratuitas à população de Goiânia. A ação atende crianças, jovens, adultos e idosos, com acompanhamento de professores.

O Esporte nos Bairros foi criado em setembro de 2021 pela Prefeitura de Goiânia, quando a gestão do prefeito Rogério recriou a Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp). As aulas vão desde a iniciação esportiva para crianças e jovens a exercícios de bem-estar para adultos e idosos. Entre as modalidades estão futebol, ginástica funcional, basquete, vôlei de quadra, vôlei de areia, tênis, natação, handebol, treinamento funcional, corrida, caminhada, pilates, zumba, esportes livres, jogos pré-desportivos e paradesporto.

Por meio do Esporte nos Bairros, a gestão também facilita o acesso de pessoas com deficiências à prática esportiva, por meio do paradesporto, modalidade que já atende mais de 140 pessoas. Como parte das comemorações dos 90 anos da Capital em outubro, o município realizou a 1ª Jornada Cultural e Paradesportiva de Goiânia. O evento ocorreu no espaço da 2ª edição do Mutirão da Prefeitura de Goiânia 2023, realizado no Jardim Novo Mundo.

Também em outubro, mais de quatro mil pessoas participaram da primeira Corrida da Meia-Noite, realizada pela Prefeitura. A competição reuniu atletas amadores e profissionais em um trajeto de cinco quilômetros, passando pela Praça do Trabalhador, Avenida Goiás e Praça Cívica.

“O investimento ao esporte é um dos nossos compromissos porque esporte é saúde. Nós trabalhamos para incentivar o esporte em Goiânia desde o início da nossa gestão, quando recriamos a Secretaria Municipal dos Esportes. Nossos esforços são para que as ações alcancem todas as pessoas”, ressalta o prefeito Rogério.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo