Polícia de Israel busca 6 presos que escaparam de prisão de segurança máxima através de túnel

Uma operação de busca em larga escala foi lançada na Cisjordânia depois que seis presos da prisão israelense Gilboa conseguiram escapar de sua cela na madrugada desta segunda-feira (6).
“Grandes forças policiais, juntamente com o pessoal da polícia de fronteira e do Exército, lançaram buscas após terem sido notificadas da fuga de seis prisioneiros de Gilboa”, informou a polícia em comunicado.
A operação inclui cães e apoio aéreo, acrescenta o texto.
Entre os presos fugitivos, na lista divulgada pelo Serviço Prisional de Israel, está Zakaria Zubeidi, comandante das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, uma coalizão de grupos armados designados como organização terrorista em Israel, entre outros países. Ele foi acusado de cometer múltiplos ataques terroristas e esteve na prisão durante todo seu julgamento.
Cinco outros indivíduos são descritos pelo serviço israelense como afiliados da Jihad Islâmica.
Relatos de 6 prisioneiros de segurança palestinos escapando da prisão de Gilboa, no norte de Israel, por um túnel. Um deles é Zakaria Zubeidi, ex-chefe Jenin das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa
Estes são os 6 prisioneiros que escaparam pelo túnel que cavaram. É o estilo terrorista de fuga da prisão. Os prisioneiros provavelmente já chegaram a Jenin ou outros locais na Cisjordânia até agora.
Os seis prisioneiros compartilhavam a cela e, de acordo com o comunicado, conseguiram escapar “por meio de uma abertura” – um túnel.
The Times of Israel cita funcionários da prisão dizendo que os fugitivos não escavaram o túnel inteiro eles mesmos, mas antes abriram seu caminho para um buraco existente, saindo por outro túnel em uma estrada.
Artigo aqui sobre a fuga da prisão
Parece que eles escavaram o túnel em sua cela
Os policiais foram informados da fuga por um agricultor local, que viu os seis indivíduos correndo através de seu campo.
“Acabei de passar pela prisão e vi algumas pessoas suspeitas caminhando. Talvez vocês devam dizer a eles para fazerem uma patrulha ou algo assim”, disse o homem à polícia, citado pelo The Times of Israel.
O primeiro-ministro de Israel Naftali Bennett disse que o incidente “vai requerer esforços de todos os serviços de segurança”.