Goiânia

Plano de Mobilidade: Prefeitura de Goiânia investe em estratégias para incentivar uso do transporte coletivo

Da Redação
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A Prefeitura de Goiânia realizou, na manhã desta terça-feira (16/4), coletiva de imprensa para esclarecer ações e diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn), publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (12/4). Dentre os assuntos, as estratégias para incentivo ao uso do transporte coletivo foram apresentadas pelo presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu.
O PlanmobGyn foi construído de forma conjunta e reúne as prioridades da gestão municipal para tornar a mobilidade urbana de Goiânia mais inteligente, sustentável e eficaz. Presidente da CMTC, Tarcísio Abreu destacou, durante a coletiva, ações como a reformulação de linhas, aquisição de ônibus elétricos e formatos de bilhetagem que facilitam o acesso ao transporte público em Goiânia e Região Metropolitana.
“Estamos trabalhando com o que a população está pedindo hoje. A prioridade da Prefeitura de Goiânia e do prefeito Rogério é cuidar de pessoas, e quando falamos sobre isso, falamos também de investimentos em transporte público. Já temos seis ônibus elétricos em operação, temos mais 200 novos para chegar em 2024 e entregamos novos terminais de ônibus. Todas essas ações fazem parte do Plano de Mobilidade”, explicou Tarcísio.

Entregas

A atual administração municipal realizou, em 2023, as inaugurações dos terminais Paulo Garcia, na Avenida Goiás Norte, ao lado da Rodoviária de Goiânia, e Hailé Pinheiro, na Avenida Goiás Norte, próximo ao encontro com a Perimetral Norte. Em 2022, o prefeito Rogério entregou o novo Terminal Isidória, com investimentos de R$ 19,5 milhões.
Com investimento de mais de R$ 283 milhões no transporte coletivo metropolitano nos últimos 2 anos, a prefeitura destinou recursos para melhorias na rede, como aquisição de 200 ônibus elétricos, que irão integrar a rede até o final de 2024. O modelo atualmente está em teste, e vai beneficiar sistemas como o BRT, que estará em operação no segundo semestre de 2024.
“Como parte do compromisso com a população, a gestão do prefeito Rogério assumiu o compromisso de entregar o BRT, que é uma obra que iniciou em 2015 e foi atrasada em administrações anteriores. O BRT irá circular a partir do 2º semestre. Serão 50 ônibus, 10 elétricos e 40, convencionais. Veículos de 15 metros, com ar-condicionado, próprios para o BRT, que estão sendo preparados para isso”, explicou Tarcísio, ao pontuar que todas as estações estarão prontas até maio.

Linhas

O presidente da CMTC também apresentou resultados iniciais do estudo Origem-Destino, com objetivo de entender os padrões de deslocamento da população e, assim, realizar o devido planejamento do transporte público e da infraestrutura urbana.
“Hoje há 296 linhas. Dentro desse estudo, dessa avaliação que foi feita, percebemos que, nesse primeiro momento, 75 linhas podem ser modificadas de forma imediata”, explicou o presidente, ao detalhar que o foco principal da reformulação é otimizar as rotas de transporte público com base na análise detalhada de origens e destinos dos passageiros. “Estamos aprofundando para que a gente possa ter uma noção exata disso. Vamos reduzir o tempo de intervalo entre as viagens, mudar a rota e investir nas linhas”, completou.

Bilhetes

A atual administração criou o Passe Livre do Trabalhador, que permite aos funcionários de empresas cadastradas realizarem até oito viagens diárias no mês inteiro, inclusive em finais de semana e feriados. O Bilhete Único permite que o usuário escolha o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem. Já o Cartão Família foi criado para que até seis membros de uma mesma família possam usufruir do transporte coletivo aos finais de semana e feriados, pagando apenas o valor de uma passagem.
“Assim como o Passe Livre do Trabalhador, que permite que o trabalhador faça oito viagens diárias, não só para o trabalho, mas que possa ir à faculdade, levar o filho para a escola. Eu tenho o Cartão Família que facilita o deslocamento para as famílias, paga uma tarifa e andam até seis pessoas. Isso é incentivar uma modalidade de transporte que não é o individual, trabalhar com mobilidade inteligente”, ressalta.
Goiânia é a única capital entre os estados do Brasil com a tarifa de ônibus do transporte coletivo congelada desde 2019, a R$ 4,30, a partir do subsídio mantido pelo governo de Goiás, em parceria com prefeituras da capital e da Região Metropolitana. “Estamos comprometidos em priorizar o desenvolvimento de soluções que valorizem o transporte coletivo como uma opção viável e atrativa para os cidadãos de Goiânia e Região Metropolitana”, reiterou o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.

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