Notícia

Pesquisadores goianos podem participar de evento internacional de agricultura sustentável

Pesquisadores goianos que se dedicam ao tema agricultura sustentável têm a oportunidade de participar da 6ª edição do evento internacional Australia-Brazil: Virtual Research Collaboration, que será realizado nos dias 17 e 18 de junho, às 19 horas (horário de Brasília).

A iniciativa promove o intercâmbio científico entre Brasil e Austrália e busca incentivar parcerias e pesquisas conjuntas voltadas para os desafios globais da agricultura.

Neste ano, o foco do encontro será a agricultura sustentável, tema prioritário frente às mudanças climáticas, insegurança alimentar e pressão sobre os recursos naturais. A colaboração é resultado de um acordo firmado em 2020 entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Departamento de Educação do Governo Australiano.

Atenção, pesquisadores goianos: inscrições abertas!

Interessados em participar devem se inscrever até as 19 horas do dia 28 de maio por meio do formulário: https://qfreeaccountssjc1.az1.qualtrics.com/jfe/form/SV_bNpGi8qKE1GirFY .
Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Serão selecionados dez pesquisadores seniores de cada país — com doutorado concluído há mais de sete anos. Cada um deles poderá indicar até dois pesquisadores em início ou meio de carreira (com doutorado entre dois e sete anos).

Temas abordados
A programação incluirá sessões com palestrantes dos dois países, além de discussões em grupos temáticos. As três linhas de pesquisa que nortearão os debates são: Mudanças climáticasAgronegócio sustentável; e Engajamento comunitário.

Contexto global

Com as mudanças climáticas e a previsão de que a população mundial ultrapasse 10 bilhões até 2080, cresce o desafio de garantir segurança alimentar com responsabilidade ambiental. Diante desse cenário, Brasil e Austrália têm intensificado investimentos em pesquisa e inovação voltadas à sustentabilidade no campo.

Evento

O evento será realizado em duas sessões de noventa minutos, em dias consecutivos. A Sessão 1 será realizada às 19 horas do dia 17 de junho (Horário de Brasília) / 8h do dia 18 de junho de 2025 (Horário Padrão do Leste da Austrália). Haverá palestrantes principais de ambos os países, seguidos de um painel para os participantes se envolverem nos tópicos discutidos.

A Sessão 2 será realizada às 19 horas do dia 18 de junho de 2025 (Horário de Brasília) / 8h do dia 19 de junho de 2025 (Horário Padrão do Leste da Austrália). Na segunda sessão, os participantes se reunirão em salas de discussão nas três linhas de pesquisa para compartilhar informações sobre suas pesquisas atuais e se conectar com outros participantes.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo