Pesquisa do Procon aponta variações nos preços da água mineral e do gás em Anápolis
O Procon Anápolis realizou, entre os dias 22 e 24 de janeiro, uma pesquisa comparativa de preços de gás e água mineral.
A análise foi feita em 14 estabelecimentos da cidade com o objetivo de verificar o valor cobrado pelos estabelecimentos na água mineral de 20 litros, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em botijão de 13kg e os cilindros de gás de 20kg e 40kg.
Durante a pesquisa foram visitados os seguintes locais: Moura Gás, Super Chama, Boa Praça Gás, Turbo Gás, Top Gás, Ana Gás, Alô Gás, Ultragás, Mendes Gás, Casa Gás, Gás 18, Gás Legal, Goiás Gás e Alto Gás.
A maior variação de preço foi encontrada na água mineral de 20 litros no modelo de retirada em portaria com uma variação de 58%, sendo o menor valor registrado no Mendes Gás por R$ 12,00 (doze reais) e o maior valor no Superchama por R$ 19,00 (dezenove reais).
Durante a pesquisa, foi identificada também a variação de preço em outros produtos como cilindro de 20kg para entrega (33%), botijão de gás de 13kg para retirada na portaria (28%), água mineral de 20 litros para entrega (27%), botijão de gás de 13kg para retirada em domicílio (15%) e cilindro de 45kg para entrega (14%).
O órgão orienta que os consumidores devem sempre observar no botijão de gás o lacre, o rótulo de segurança, as condições físicas do objeto e a marca em alto relevo.
Além disso, recomenda-se que, caso o consumidor tenha dúvidas sobre o peso do botijão, exija a pesagem para conferência.
As denúncias sobre situações irregulares ou práticas suspeitas podem ser feitas diretamente para o Procon, pelo telefone (62) 3902-1365, ou pelo Zap da Prefeitura (62) 3902-2882.
Veja na íntegra a tabela e o relatório técnico da pesquisa.