
O Bretas foi reconhecido como uma das 50 melhores empresas para trabalhar na Região Centro-Oeste, segundo a premiação do Great Place to Work® (GPTW), em Goiás. São 27 lojas e quatro postos de combustíveis no Estado, além, de um Centro de Distribuição. Atualmente mais de 2800 mil colaboradores são empregados em Goiás. A pesquisa visa identificar as empresas que têm as melhores práticas em gestão de pessoas.
O gerente de Recursos Humanos do Bretas, Wanderson Ferreira, pontua que entrar nesse ranking é uma conquista, que se deve pela valorização do profissional. “Gente é o nosso principal valor. A empresa age na busca de satisfazer o cliente interno”, pontua.
Para isso, o Bretas desenvolve o colaborador, criando oportunidades internas de crescimento profissional. “Temos muitos gerentes e analistas que vieram de cargos de base, como operador de caixa e afins. Esses profissionais confirmam que é possível um desenvolvimento profissional dentro do Bretas”, pontua.
Outro ponto importante é política a inclusão, que oferece oportunidades para pessoas com faixas etárias de todas as gerações, sempre respeitando o gênero, credo, a condição física ou orientação sexual. “Temos uma política interna de valorização da diversidade e contamos em nosso quadro de colaboradores com uma equipe diversificada, que respeita uns aos outros, e isso reflete no atendimento ao público”.
Desenvolvimento
Atualmente, o Bretas desenvolve o projeto Talentos Experientes, no qual contrata profissionais com mais de 50 anos. Hoje a rede tem em seu quadro colaboradores com mais de 20 anos de casa até jovens que buscavam o primeiro emprego e estão começando a vida profissional, com o Programa Aprendiz. Sem contar o número de Pessoas com Deficiência (PCD) e mulheres na liderança, que no Bretas é acima da média, que é de 51,7%. No Bretas é de 53,73%.
O Bretas sabe que é importante ter uma equipe diversificada, já que só assim é possível aferir as necessidades dos clientes e adotar boas e novas práticas para a empresa.
São oferecidos a todos os colaboradores benefícios como assistência médica e odontológica, participação nos lucros, cursos de capacitação e oportunidade de crescimento profissional. Além de desconto de 10% nas compras.
GPTW Goiás 2019
A pesquisa é uma realização da GPTW® Brasil, em parceria com jornal O Popular. A Great Place to Work se trata de uma empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento. Com intuito de estimular organizações empresariais a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho, a multinacional foca suas pesquisas nos trabalhadores. O principal critério de seleção é a boa prática de recursos humanos, refletindo a qualidade da relação interna.
A cerimônia, que revelou as melhores empresas foi realizada na última quinta-feira-feira (27), na Bella Eventos, em Goiânia. O Bretas figura a 5ª posição no ranking. Para participar as empresas precisou atender os seguintes critérios: estar sediada e com o CNPJ de inscrição no Estado, e ter 30 ou mais funcionários na região onde a pesquisa foi realizada.
O Bretas
Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 81 lojas, 12 postos de combustíveis, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos. www.bretas.com.br
Fundado em 1963, o Grupo Cencosud possui ações na bolsa de Santiago, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – e manter escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente mais de 140 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais. No Brasil, opera com mais de 200 lojas e cerca de 26 mil colaboradores presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues.