Aparecida de GoiâniaCidadesEducação

Período de matrículas para Educação Infantil de Aparecida começa na próxima segunda, 14

Estudantes do Ensino Fundamental podem ser matriculados até hoje, 11, às 16 horas

Começa na próxima segunda-feira, 14, a segunda fase do período de matrículas da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia. Para facilitar a vida dos pais e responsáveis, em 2019 a Secretaria de Educação separou este momento em dois: até 11 de Janeiro às 16 horas podem ser matriculados alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e de 14 a partir das 8 horas até 18 de Janeiro às 16 horas Educação Infantil (Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) – Agrupamentos de I a V).

Para efetuar as matrículas a Prefeitura colocou à disposição dos pais três plataformas diferentes: site http://www.aparecida.go.gov.br/ clicando no banner que aparecerá na abertura, o Telematrícula por meio do telefone 0800 607 0040 para informações e matrículas e uma novidade que é o aplicativo Matrícula Aparecida, disponível para download nos dois sistemas operacionais mais populares em Smartphones, Android e iOS.

A segunda etapa da matrícula é a confirmação, levando toda a documentação do aluno na Escola selecionada para os estudantes do Ensino Fundamental ou na Secretaria de Educação, situada na Rua 04, Setor Araguaia, região Central, para alunos de Cmeis e Escolas Municipais de Tempo Integral (Emei).

Para os pais que têm dificuldade de acesso à internet, a Educação de Aparecida disponibilizou 15 computadores dentro da Secretaria com profissionais treinados para realizarem as matrículas. “Este ano criamos o maior número de facilidades para os pais acessarem nosso sistema, além de dividirmos as matrículas em dois momentos. E para os pais que têm dificuldades de acesso à internet, montamos um laboratório aqui na Secretaria com 15 máquinas e profissionais preparados para atenderem a essas pessoas”, explicou a secretária de Educação, Valéria Pettersen.

Atualmente Aparecida possui mais de 41 mil alunos em 31 Cmeis, quatro Emeis e 55 Escolas de ensino fundamental que atendem de 41 mil estudantes. “Tivemos um acréscimo de mais de seis mil vagas na rede nesses dois anos da gestão e estamos trabalhando para ampliar ainda mais esse número”, garante a secretária de Educação, Valéria Pettersen.

Ensino Fundamental – Durante esta primeira semana de matrículas, o site Gemul, utilizado para coletar as informações dos alunos, registrou mais de 6.400 matrículas para estudantes do Ensino Fundamental. A liberação das matrículas para esta modalidade de educação aconteceu às 8 horas do dia 7 de Janeiro e, segundo o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Aparecida, no momento em que o sistema foi liberado 1.323 acessos simultâneos foram feitos e mais de 3.900 acessos na primeira hora.

Investimentos – Consciente de que a educação é o melhor caminho para a construção de um mundo mais igual para todos, a administração municipal de Aparecida tem priorizado esta área. Somente no ano de 2018, mais de quatro mil vagas para o Ensino Fundamental e três mil para o Ensino Infantil foram disponibilizadas para que os aparecidenses estejam preparados para o futuro.

Além disso, em parceria com o Sesi e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Educação está implantando a Robótica nas escolas. O projeto piloto já está funcionando na Escola Municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, em Aparecida, e em breve será expandido para outras unidades.

A robótica é uma atividade que consiste no estudo científico, planejamento e elaboração de projetos relacionados a criação e funcionamento de equipamentos e robôs e já encanta os alunos, além contribuir para o desenvolvimento educacional, despertando a criatividade, incentivando o trabalho em equipe e facilitando o aprendizado de disciplinas com matemática, física, química e inglês.

A implantação da Robótica nas escolas faz parte do projeto Aparecida Cidade Inteligente, que tem como objetivo adotar ações que tornem o município conectado integrando todas as áreas, a fim de acelerar o desenvolvimento econômico garantindo melhorias na qualidade de vida da população. Fonte: Klau Bueno

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo