Notícia

Pedido de impeachment de Moraes atinge 41 assinaturas no Senado; veja quem assinou

Parlamentares alcançam número mínimo para protocolar a proposta e agora pressionam Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo

O pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atingiu nesta quinta-feira (7) as 41 assinaturas necessárias para ser protocolado no Senado. Esse é o número mínimo exigido para que a proposta possa ser analisada pela Casa.

A última assinatura foi confirmada pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE) durante a manhã. A iniciativa ganhou força nos últimos dias após a decisão de Moraes que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e agora os senadores que apoiam o pedido direcionam seus esforços para pressionar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a dar andamento ao processo.

Com a meta alcançada, os parlamentares envolvidos anunciaram o fim da obstrução dos trabalhos legislativos e da ocupação da Mesa Diretora do Senado.

Na quarta-feira (6), o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), divulgou nas redes sociais uma imagem com os nomes e rostos dos 40 senadores que já haviam assinado o pedido. Entre eles, estão os goianos Jorge Kajuru (PSB), Pedro Chaves (MDB) e Wilder Morais (PL).

Segundo o regimento do Senado, são exigidas 41 assinaturas para que o pedido de impeachment seja admitido. Para que o ministro Alexandre de Moraes seja afastado, o processo precisa do voto favorável de pelo menos 54 senadores — dois terços do total de 81.

Apesar do número alcançado, o andamento do pedido depende exclusivamente de Alcolumbre, que ainda não sinalizou disposição para dar prosseguimento à pauta. Em declarações recentes, o presidente do Senado afirmou que não aceitará “chantagens” e que não vê clima político para levar o processo adiante, em meio ao acirramento das tensões entre Congresso e Supremo.

Reprodução – PL

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo