Aparecida de GoiâniaMais lidas

Parceria entre governos beneficia 300 famílias com moradia em Aparecida de Goiânia

Chaves das unidades habitacionais foram entregues pela ministra da Mulher, Cida Gonçalves; vice-governador, Daniel Vilela; prefeito Vilmar Mariano e pelo deputado federal Professor Alcides

Na tarde de ontem,14, o que era um sonho distante para centenas de famílias pobres de Aparecida de Goiânia se tornou algo palpável.Na tarde de ontem,14, o que era um sonho distante para centenas de famílias pobres de Aparecida de Goiânia se tornou algo palpável.    Representantes dos governos Federal, estadual e municipal entregaram oficialmente as chaves de 300 apartamentos do Residencial Sebastião Vieira no Setor Chácara São Pedro, na Região Leste da cidade.  

   As obras foram iniciadas ainda em 2009, no segundo governo Lula. Ao longo dos últimos 14 anos, a construção foi interrompida e vários agentes políticos se mobilizaram para que o empreendimento fosse entregue aos beneficiários selecionados conforme critérios que consideram o perfil socioeconômico familiar.     Paralisadas por falta de repasse de recursos do Governo Federal, as obras foram retomadas em 2020 quando foi assinado convênio entre Caixa Econômica Federal, Governo de Goiás e Prefeitura de Aparecida de Goiânia.  

 Há mais de dez anos, a líder de produção Ana Maria Pereira se inscreveu com o sonho de ser contemplado com um apartamento. Acostumada a pagar aluguel e após morar em vários bairros, ela finalmente comemorou a realização do sonho da casa própria.  

 “Sou casada e tenho três filhos e hoje estamos realizando um sonho. Quando recebemos a promessa desse apartamento meus filhos eram crianças e hoje já são adolescentes, e finalmente tomaremos posse da nossa casa pegando as chaves e a escritura”, comemorou.  

 A construção do Residencial Sebastião Vieira foi concluída em março de 2022 e os trâmites de regularização e legalização do empreendimento foram finalizados em julho do ano passado.    A partir de novembro do ano passado, 600 moradores começaram a receber as chaves das residências, se mudaram gradativamente e já vivem no condomínio.   Durante a entrega a ministra da Mulher , Cida Gonçalves, e o secretário executivo do Ministério das Cidades, Ivo Rocha, que representaram o Governo Federal, asseguram que com a retomada do Minha Casa, Minha Vida obras como a do Residencial Sebastião Vieira serão retomadas e concluídas em todo País, oferecendo segurança habitacional para quem mais precisa.  

 Entrego essas casas em nome do presidente Lula em um gesto deste governo que voltará a incluir os mais pobres e mais necessitados, os excluídos. Nosso desafio enquanto governo é garantir moradia e acabar com a fome nesse país”, declarou a ministra.  

 Ao lançar oficialmente a nova versão do programa habitacional, em Santo Amaro-BA, o presidente destacou que a meta de sua gestão é contratar a construção de 2 milhões de novas moradias até 2026.

Estado

Representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), lembrou que nos últimos anos a gestão estadual investiu R$ 5 milhões para que os apartamentos fossem concluídos e entregues às famílias de baixa renda.

“Graças ao empenho do governador Ronaldo Caiado essa obra foi finalizada. Foram investidos 5 milhões do Estado para finalizar essa obra de 2019 para cá”    Daniel também ressaltou outros programas sociais que beneficiam moradores da cidade. 

 “O programa Pra Ter Onde Morar entregará esse ano em todo o estado seis mil casas. Só em Aparecida mais de duas mil pessoas estão incluídas no Aluguel Social, que é uma ajuda de custo para quem mais precisa”, enfatizou enquanto discursava para autoridades e moradores do condomínio. 

Município

Na vizinhança do condomínio, a administração municipal construiu equipamentos públicos que garantem infraestrutura aos novos moradores. Em agosto de 2017, por exemplo, foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

A região também conta com Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), escolas, pavimentação asfáltica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), eixos viários e outros serviços essenciais prestados pelo município.    Durante a solenidade oficial de entregas das unidades habitacionais, o prefeito Vilmar Mariano (Patriota) lembrou dos esforços empenhados para que as famílias fossem beneficiadas e também agradeceu aos envolvidos em todo processo.

“Mais que a entrega de obras feitas de tijolos e alvenaria, hoje estamos entregamos sonhos para pessoas menos favorecidas”, disse. 

   Quem também celebra a entrega das moradias populares é o deputado federal Professor Alcides (PL).   O parlamentar lembra do trabalho que realizou para que recursos financeiros fossem liberados para conclusão das obras.  

 A casa própria dá dignidade e fixa a família na comunidade.Lutamos muito por este empreendimento e conseguimos ajudar a liberar mais de R$ 63 milhões para terminar a obra.Fiquei muito feliz e desejo a todas as famílias contempladas felicidades na nova moradia”, pontuou durante a solenidade que também foi prestigiada por vereadores, deputados estaduais e outros parlamentares federais de diversas siglas partidárias.  

   Ao longo de todo processo, associações que lutam pela moradia popular também se mobilizaram pela retomada e conclusão das obras.  

Apartamentos

Ao todo, o empreendimento abriga 900 apartamentos que estão divididos em três residenciais, cada um com 25 torres que abrigam 300 apartamentos.

Cada torre possuiu três pisos, com quatro apartamentos por andar, de 56m²– sala-copa, dois quartos, cozinha, banheiro, vaga na garagem e áreas de convivência social.  

 A construção do Residencial Sebastião Vieira foi concluída em março de 2022 e a regularização e legalização do empreendimento foram finalizados em julho do mesmo ano.  

 A partir de novembro do ano passado, 600 moradores começaram a receber as chaves das residências, se mudaram gradativamente e já vivem no condomínio. Ontem, receberam as chaves os moradores do último condomínio batizado de Sebastião Vieira.

Leia a edição impresso digital

 

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo