Papa Francisco se recupera de pneumonia e deve dar a bênção Urbi et Orbi no Domingo de Páscoa

O Papa Francisco, de 88 anos, se recupera de uma pneumonia que o colocou à beira da morte em duas ocasiões, segundo seus médicos. Ele voltou ao Vaticano no último domingo (23), após 38 dias de internação no hospital público Gemelli, em Roma. Apesar de ainda precisar de um período de recuperação de pelo menos dois meses, a Santa Sé confirmou que o pontífice deverá pronunciar a tradicional bênção Urbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo) no Domingo de Páscoa, 20 de abril, na Praça de São Pedro.
A saúde do Papa levantou preocupações quanto à sua participação nas celebrações da Páscoa, o período mais sagrado para os cristãos. Embora o calendário litúrgico divulgado pelo Vaticano não mencione explicitamente sua presença, ele inclui a bênção Urbi et Orbi, que é tradicionalmente realizada pelo papa do alto da sacada principal da Basílica de São Pedro. Esse ritual não pode ser delegado a outra pessoa, embora possa ser transmitido de maneira diferente, como por meio de vídeo.
O Vaticano ainda não confirmou se o Papa Francisco participará de outras celebrações da Semana Santa, como as Estações da Cruz no Coliseu, mas a programação continua em andamento, e a liderança de outros ritos, como as Estações da Cruz, será anunciada em breve.